Calçadas das ruas de João Pessoa terão que ser ‘limpas’ até sexta

25.01.2006

Por: Nathielle Ferreira (Especial O NORTE)

A partir da próxima sexta-feira, as calçadas de João Pessoa vão passar por uma operação de “retirada de obstáculos”. Placas, cavaletes e até barracas que estiverem instalados irregularmente vão começar a ser removidas. O objetivo é “limpar a área” para não atrapalhar o fluxo de deficientes visuais e de pessoas com dificuldade de locomoção.

Segundo o curador do Cidadão, Valberto Lira, a operação é apoiada numa lei municipal, que trata dos direitos dos portadores de necessidades especiais. A vistoria vai se estender para todos os bairros de João Pessoa, mas o promotor não revelou o primeiro local a ser fiscalizado. O lugar só será eleito na hora de iniciar as atividades para garantir o êxito do trabalho. “Vamos sortear na hora e já sair para o local”, frisou.

A operação terá o apoio da STTrans, já que os servidores desse órgão terão que remover as placas de sinalização que estiverem em local inapropriado. Mas, o promotor não descarta que até algumas barracas também sejam alvo da operação e devam ser removidas.

Porém, os proprietários poderão ser indenizados. “As barracas devem ser instaladas dentro de um limite. Não podem ser grande e deixar os pedestres sem passagem. Mas, se o comerciante que estiver instalado em local irregular, mostrar documento que a prefeitura consentiu, teremos que indenizar essa pessoa”, antecipa.

Os trabalhos também terão o apoio dos técnicos das Secretarias municipais do Planejamento, do Desenvolvimento Urbano e de Infra-estrutura.