Juristas Populares debatem gestão responsável do meio ambiente este final de semana

02.06.2006

“A gestão pública e o compromisso com a preservação e revitalização do meio ambiente” é o tema do Encontro Estadual de Juristas Populares, que começa amanhã e segue até domingo, dia 4, em Tibiri II, Santa Rita. A proposta do evento é discutir a gestão do meio ambiente nos municípios de Bayeux, Santa Rita e João Pessoa, além de prever ações que culminem no controle social. Contando com a presença de cerca de 40 dos Juristas Populares formados pela Fundação Margarida Maria Alves, o Encontro vai reunir também técnicos, especialistas e gestores das três cidades, no Centro Pastoral de Tibiri.

Na programação de amanhã, o destaque será a participação dos moradores da comunidade de Forte Velho, que vão apresentar o relatório de um estudo sobre as condições do meio ambiente na região. Mas a programação começa com uma apresentação do professor Gutemberg Cabral sobre a importância do ecossistema dos manguezais para o desenvolvimento sustentável local. Complementando esta apresentação, será exibido o vídeo de Edielson Gonçalo Cabral, “Os manguezais de Bayeux”.

À tarde, o foco da discussão serão os rios, quando o professor José de Arimatéia Alves de Santana fala sobre a degradação da margem do Rio Paraíba e logo depois o professor Sildo Alves debate sobre a situação do Rio Tibiri.

No domingo, o primeiro tema será a educação ambiental, com o professor Mariano Ferreira da Costa, diretor da Escola Estadual Machado de Assis, de Santa Rita. Logo depois, representantes da Sudema, Ibama, Cagepa e Emlur participam do Painel de Atuação dos Órgãos da Política Ambiental – Diálogo e Chamamento à Participação Cidadã.

No mesmo dia, à tarde, o radialista Gualberto Freire, apresentador do programa Espaço Ecológico, se junta a Rômulo Sérgio Macedo Lins e Cícero de Sousa Lacerda, da Semear Turismo e Projetos Pedagógicos, para discutir o turismo ecológico e os desafios da preservação ambiental. Ao longo do encontro, os secretários de meio ambiente dos três municípios vão apresentar suas políticas de gestão ambiental.