Juristas Populares discutem o Direito Humano a um meio ambiente equilibrado, em João Pessoa

20.09.2007

O Meio Ambiente equilibrado como um Direito Humano será o tema do Encontro Estadual de Juristas Populares, que acontece neste final de semana, dias 22 e 23, em João Pessoa. O evento encerra o ciclo de encontros para discutir a situação do meio ambiente no estado e é resultado dos Encontros Municipais, que aconteceram entre junho e julho deste ano. Desta vez, os Juristas querem discutir meios de otimizar a ação de órgãos responsáveis pela defesa do meio ambiente, mas a democratização do acesso à água e as fontes de recursos para saneamento básico também estão na programação.

Entre os convidados estão representantes do poder público e especialistas que vão dialogar com os Juristas e ajudar a propor diretrizes de políticas estaduais para um meio ambiente equilibrado, com foco nas questões urbanas. “Precisa-se de formas de vida para proteger as cidades e seus moradores. Somente a sociedade civil organizada, em diálogo com os gestores públicos, pode pensar cidades mais apropriadas, seguras, saudáveis, humanas e sustentáveis”, acredita a técnica da Fundação Margarida Maria Alves, Candida Moreira.

Os Juristas pretendem repetir o sucesso dos Encontros Municipais, de onde saíram propostas de trabalho posterior. De João Pessoa, um grupo representativo das entidades participantes está discutindo a realização de um evento chamado Encontro das Águas, a ser realizado em parceria com a prefeitura. Em Santa Rita, os Juristas mobilizaram a criação de um Fórum Permanente de Defesa do Meio Ambiente para promover oficinas de coleta seletiva nas escolas públicas de Tibiri. Já em Bayeux, os Juristas estão cobrando que a prefeitura reative a Secretaria de Meio Ambiente, extinta recentemente. Além disso, a educação ambiental para a população também está entre as prioridades na cidade.

Serviço:
Encontro Estadual de Juristas Populares – Meio Ambiente e Direitos Humanos
Data: 22 e 23/09/2007
Horário: 8h às 17h30
Local: Centro Pastoral Padre Mazza, no bairro do Alto do Mateus, em João Pessoa