Escolas de Tibiri recebem educação ambiental

13.05.2008

Palhaços e fantoches vão ajudar os alunos da Escola Aníbal Limeira, no bairro de Tibiri, em Santa Rita, a compreenderem, de maneira lúdica, a importância da defesa do meio ambiente. Eles vão fazer parte de uma oficina de educação ambiental que será promovida nesta sexta-feira, 16, a partir das 16 horas, pelo núcleo da Rede de Juristas Populares da cidade e pretende mudar a relação entre os estudantes e o espaço da escola. A atividade se repete no dia 30 na Escola Carlos Chagas e faz parte da programação dos Juristas Populares, que este ano estão investindo na educação ambiental em toda a grande João Pessoa.

Tanto o palhaço quanto o teatro de fantoches vão ajudar as crianças a refletirem como elas estão cuidando da escola, como tratam o lixo e a água e o que sabem a respeito da coleta seletiva. Ao final da atividade, os Juristas vão construir junto com os alunos um acordo que deverá ser respeitado dentro da escola. “Para acompanhar os resultados do trabalho, uma professora vai participar das reuniões do núcleo em Santa Rita para nos repassar se os alunos estão mudando sua atitude em relação ao ambiente em que convivem”, antecipa Cândida Moreira, que acompanha a Rede.

Os Juristas Populares são lideranças comunitárias capacitadas pela Fundação Margarida Maria Alves a atuarem como multiplicadoras do direito nas suas áreas de luta. Depois de formado, ele está apto a fazer os principais encaminhamentos no meio jurídico, mesmo não podendo atuar como advogado, além de orientar os cidadãos para os órgãos competentes para resolverem seus problemas jurídicos.