Juristas realizam oficina com catadores de lixo, em Bayeux

24.11.2009

Catadores/as de lixo das comunidades Unida, Aratu e Mariz, em Bayeux, participam nesta quarta-feira, dia 25, de uma oficina sobre coleta seletiva promovida pela Rede de Juristas Populares em parceria com a Emlur e o restaurante Tábua de Carne. O trabalho será realizado por técnicos ambientais das duas empresas e, que apóiam o projeto de educação ambiental realizado pelos Juristas na Região Metropolitana de João Pessoa. As comunidades estão localizadas no entorno da Mata do Xem Xem, no bairro do Mario Andreazza.
A atividade tem continuidade no sábado, dia 28, quando as três comunidades vão receber oficialmente 12 coletores de lixo reciclável, quatro para cada uma, onde a população vai poder depositar seu lixo de forma organizada. A ideia é ajudar os moradores a valorizarem a coleta seletiva e ainda tornar mais digno o trabalho dos catadores. Durante a entrega, Juristas e moradores farão uma caminhada pelas três comunidades.
Esta semana de ações em torno do meio ambiente começou no último sábado, 21, quando os estudantes de Forte Velho e os Juristas da comunidade promoveram um grande mutirão para retirar o lixo que se acumula nas margens do mangue. Batizado de “Pescando Lixo, Limpando o Mangue”, a ação foi reflexo do trabalho de educação ambiental que os Juristas já vêm promovendo na comunidade há alguns anos, agora envolvendo também os alunos da escola pública local.