Rede de Juristas Populares promove IV Via Sacra do Meio Ambiente em Santa Rita

04.06.2010

Na próxima sexta-feira, dia 11 de junho, será realizada, em Santa Rita, a IV Via Sacra do Meio Ambiente. A ação, que acontece anualmente, é puxada pela Rede de Juristas Populares e pela Fundação Margarida Maria Alves, contando com a participação de escolas públicas e privadas de Tibiri II e entidades e organizações que defendem a preservação do ambiental. A quarta edição da Via Sacra pretende alcançar uma maior quantidade de pessoas e conscientizá-las para a importância do respeito à natureza através da coleta e seleção adequada do lixo, do consumo consciente de água, dentre outros. A Rede já vem atuando com ações voltadas para esse assunto desde o ano passado e, no último dia 16 de maio, realizou a II Caminha Ecológica na Mata do Xem-Xem, em Bayeux, que reuniu cerca de 90 pessoas, percorreu cerca de 3 quilômetros e recolheu mais de duas toneladas de lixo. Tudo isso com a ajuda dos moradores e moradoras da Comunidade Unida, onde a Fundação realiza o projeto “Educação para a Saúde e o Meio Ambiente”, em parceria com a BrazilFoundation.

A Caminhada constatou que a comunidade não é a única responsável pelo descarte de lixo na Mata, encontrando materiais plásticos de alguns supermercados da área e, inclusive, diversos documentos da Polícia Rodoviária Federal. A Fundação Margarida Maria Alves e a Rede de Juristas Populares entrarão em contato com a gerência dos supermercados e com a Polícia Rodoviária, a fim de averiguar os motivos para esse descarte. Ao mesmo tempo, os técnicos da Fundação salientaram os motivos para a não-realização dessa prática e as conseqüências desses atos, que tem um impacto muito maior para as pessoas que residem naquela área.

O Núcleo de Santa Rita/Tibiri II da Rede de Juristas Populares ficou responsável por convidar as autoridades e escolas para a participação na IV Via Sacra e é essa mesma tentativa de conscientização, abordada em todas as atividades deste triênio (2010-2012), que a Rede pretende alcançar, sobretudo com as pessoas mais jovens, que, através de parcerias, produzem cartazes e faixas como tarefa escolar para promover a Via Sacra pelas ruas de Santa Rita. Um carro de som foi solicitado para uma melhor difusão da atividade, que terá início às 14h, com concentração na Praça do Chafariz, em Tibiri II; portanto, todos e todas estão convidados (as) a participar, lembrando o mote principal: Cuidar do Meio Ambiente é Cuidar da Gente!

Serviço:
IV Via Sacra do Meio Ambiente
Data: sexta-feira, dia 11 de junho
Concentração: a partir das 14h, na Praça do Chafariz, em Santa Rita – Tibiri II
Contato: Comissão Articuladora da Rede de Juristas Populares e Fundação de Defesa dos Direitos Humanos Margarida Maria Alves
fundacao@fundacaomargaridaalves.org.br
3221-3014/3222-5030