Encontro Estadual da Rede de Juristas discute degradação ambiental e voto consciente no próximo dia 12, em João Pessoa

09.09.2010

Em tempos de propaganda eleitoral, ouvimos muito sobre ações para a melhoria da saúde, dos transportes, dos salários… Mas, atualmente, nenhum assunto tem estado em maior destaque que a questão ambiental.

Por isso, a Rede de Juristas Populares e a Fundação Margarida Maria Alves, ao organizar o Encontro Estadual da Rede, às vésperas das eleições, pensaram em abordar esses dois temas com outra ótica: quais são os reais resultados da degradação ambiental em nosso estado? Qual a importância de não vender o seu voto?

Através de uma parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB), que, neste ano, tem investido bastante na promoção da educação eleitoral através da palestra “Voto Vendido, Povo Vencido”, os dois tópicos poderão ser abordados. As advogadas Cândida Moreira Magalhães (que acompanhou a Rede de Juristas por seis anos) e Lúcia de Fátima Queiroga, especialista em Direito Ambiental, falarão sobre a questão da degradação ambiental. Os (as) Juristas Populares poderão relatar os resultados de suas ações em seus Núcleos, assim como as entidades que trabalham diretamente com o meio ambiente, convidadas para o Encontro.

Também será discutido o futuro da Rede, que necessitará desenvolver métodos para a sustentabilidade de suas atividades. O projeto trienal “Juristas Populares Cuidando do Meio Ambiente” coordenado pela Fundação em parceria com a entidade alemã Misereor será encerrado em 2012 e, a partir de então, a Rede será totalmente autônoma.

O Encontro Estadual da Rede de Juristas Populares acontecerá no dia 12 de setembro, a partir das 9h, no JR Hotel, no Centro da capital. São esperados (as) mais de 30 Juristas para debater e propor medidas para os dois assuntos durante todo o dia.

Veja abaixo a programação completa do Encontro: