Horta Comunitária rende frutos em Bayeux

25.01.2011

Por Andréia Martins

Preservação da natureza e geração de renda através da reciclagem de óleo de cozinha são apenas dois dos objetivos do projeto “Educação para a Saúde e o Meio Ambiente”, realizado pela Fundação Margarida Maria Alves em parceria com a BrazilFoundation na Comunidade Unida, em Bayeux.

Duversas sementes foram disponibilizadas para o plantio

A penultima atividade, realizada em parceria com o Sebrae, foi uma Oficina prática para a construção de uma horta comunitária em dezembro de 2010. Ministrada por Joelma Varelo dos Santos, agrônoma, resultou em uma horta farta: cenoura, tomate, coentro, pimentão,  alface, rúcula e beterraba. Os (as) participantes puderam aprender como preparar a terra para o plantio e como cuidar dos frutos. Para Joelma, a Comunidade Unida tem potencial para inserir-se no mercado, pois os (as) consumidores (as) serão as famílias locais, que terão acesso a produtos orgânicos, cultivados sem o uso de agrotóxicos e, portanto, de melhor qualidade.

Joelma Varelo durante a realização da Oficina teórica sobre plantio
Participantes preparando o terrano para o plantio

Além do conhecimento, em dezembro, os (as) beneficiários (as) do projeto receberam ferramentas para o início dos trabalhos de plantio, como pás, carros de mão, enxadas e ancinhos. Os (as) outros (as) participantes, de comunidades próximas e da Rede e do Curso de Formação de Juristas também receberam estes itens através de sorteio.

Plantio das sementes
Participantes da Oficina prática de Plantio

Por estes motivos, a visita de hoje (25) foi extremamente importante: pudemos verificar que a iniciativa deu certo e que, em breve, a Olericultura (cultivo de hortaliças) será mais uma opção para geração de renda daquelas famílias.

Mulheres da paróquia local com os materiais para o cultivo

A horta orgânica começa a mostrar resultado após um mês de trabalho

Para dar continuidade ao projeto, a última oficina será ministrada neste final de semana (29 e 30), na sede da Fundação, a partir das 9h. O tema principal será a apresentação dos produtos para venda, e será ministrada pelo Designer Industrial Fábio de Moras Silva, consultor do Sebrae, em mais uma parceria. Fábio também é especialista em Gestão e Planejamento e trará aspectos importantíssimos para o sucesso da produção da Comunidade Unida. Na ocasião, também será realizada uma avaliação do projeto, que teve mais de um ano de duração.