Guarabira terá nova turma do Curso de Formação de Juristas Populares a partir do próximo sábado (7)

29.04.2011

Logo Curso de Formação de Juristas Populares

Por Andréia Martins

De acordo com o projeto firmado entre a Fundação Margarida Maria Alves e a Fundação Interamericana (IAF), uma nova turma do Curso de Formação de Juristas Populares será formada em Guarabira, em parceria com o  Serviço de Educação Popular (Sedup), a partir do próximo dia 7, quando será realizado o Encontro Introdutório.

Colaborador de longa data da Fundação Margarida Maria Alves, o Sedup foi escolhido para levar a experiência ao alcance das cidades de Araçagi, Mulungu, Pirpirituba e circunvizinhanças.  O funcionamento do Curso permanece com o mesmo objetivo: oferecer noções do Direito para aproximar a população do Sistema Judiciário, exercendo uma cidadania plena.

O (a) candidato (a) deve saber ler e escrever, fazer parte de alguma organização social (associação de bairro, sindicato, ONG, OSCIP, Fundação ou Pastoral, por exemplo), que possua atividades e reuniões regulares. A entidade deverá liberar o (a) cursista de suas atividades que entrem em conflito com o calendário do curso. Não serão aceitos candidatos (as) que já possuam o Ensino Superior completo.

Estão sendo oferecidas 30 vagas e as aulas serão ministradas no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Guarabira, no Centro da cidade, coordenadas pelo advogado Rodrigo Paredes, membro do cadastro de reserva da Fundação por ocasião de uma outra seleção. Rodrigo será auxiliado pela equipe do Sedup e ficará responsável por convidar palestrantes e outros (as) colaboradores (as) para enriquecer a didática, mesmo modelo adotado pela Fundação desde a primeira edição, em 1999.

A coordenadora de projetos da Fundação Margarida Maria Alves, Marcina Pessoa, afirma que a ideia de uma edição do Curso de Juristas em Guarabira já tinha sido discutida com o Sedup anteriormente, mas, somente agora, a realização foi possível. “Temos as melhres expectativas possíveis e desejamos repetir a dose”, afirma. Ela também conta que interiorizar o conhecimento jurídico é uma meta comum entre a Fundação e o Sedup porque as pessoas não tem acesso a esse tipo de informação, principalmente aquelas das zona rural. No entanto, esta edição será experimental e será um pouco menor que a oferecida na sede da Fundação, em João Pessoa. O calendário prevê atividades até dezembro deste ano, quando será realizada a formatura.

As inscrições podem ser feitas através de e-mail, preenchendo a ficha que será disponibilizada em breve, que deve ser encaminhada para seduppb@uol.com.br, ou na sede do Sedup, de segunda a sexta, das 12:30 às 18h, na Praça Monsenhor Walfredo Leal, 74, no Centro de Guarabira. Telefone: (0xx)83 3271-1231.

A relação dos (as) selecionados (as), na íntegra, será divulgada posteriormente, após análise das fichas de inscrição.

Em breve disponibilizaremos a Ficha de inscrição do Curso de Formação de Juristas Populares em Guarabira para download aqui.

Serviço:

Curso de Formação de Juristas Populares em Guarabira

Encontro Introdutório

Local: Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Guarabira (Centro da cidade)

Data: 7 de maio de 2011

Horário: 12h, com almoço