Muçumagro receberá primeira Ciranda de Direitos neste sábado (4)

01.06.2011

Um dia inteiro de cidadania: este é o principal mote da Ciranda de Direitos, uma atividade que levará para algumas comunidades de João Pessoa a possibilidade de tirar dúvidas sobre questões jurídicas e acessar diversos serviços e atividades de lazer.

O principal foco da Ciranda é o atendimento jurídico, que será esquematizado entre os (as) alunos (as) do Curso de Formação de Juristas Populares 2010/2011 e advogados voluntários que já possuem ligação com a Fundação Margarida Maria Alves. Os 30 alunos (as) serão divididos (as) em duplas e trios, assessorados (as) por estes advogados (as) para auxiliá-los (as) no aconselhamento à população.

Toda a atividade está estruturada através de parcerias com outras entidades públicas e privadas. O local escolhido para esta primeira edição, a ser realizada no próximo sábado (4), foi Muçumagro, sede do Centro Cultural Alquimista, uma OSCIP de responsabilidade de Rodolfo Crea Ramundo, Jurista Popular formado pela Fundação. Juntamente com Rodolfo, a Fundação buscou outros parceiros para oferecer mais serviços.

A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Humano (SEDH), estará presente com a emissão de documentos (RG, CPF, Carteira de Trabalho e Segunda Via da Certidão de Nascimento); a Energisa participará com o Caminhão da Energisa, uma ação de responsabilidade social da empresa, que oferece palestras sobre consumo de energia, experiências elétricas e ainda negociação de dívidas. A Defensoria Pública da União também marcará presença com uma Oficina que tratará de todos os serviços prestados pelo órgão.

O Centro Tecnológico Paraibano (CETEC) contribuirá com a Oficina de Higiene Bucal Infantil, com material doado pela Secretaria de Saúde do Município de João Pessoa, através da Coordenação de Saúde Bucal e com Técnicos do Curso de Enfermagem que verificarão a pressão arterial dos (as) participantes. O Stúdio Center Bela oferecerá cortes de cabelo enquanto a Cia de Teatro Alegria, filiada ao Grupo Piollin, divertirá as crianças com atividades lúdicas! Já a Secretaria Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres fará uma palestra sobre os Direitos da Mulher.

A programação cobrirá todo o sábado, começando às 10h e encerrando às 17h com apresentações de danças circulares, cirandas e coco de roda. Durante o dia, também serão exibidos filmes educativos e outras atividades para os (as) participantes, como a Oficina de Produção de Sabão e Detergente Ecológico, fabricados com óleo de cozinha usado, resultante da parceria com a Rede de Juristas Populares e uma palestra sobre Educação Financeira. Serão distribuídos materiais informativos sobre reprodução humana, controle de natalidade e planejamento familiar, doados pela Benfam.

A Ciranda surgiu como parte das atividades do projeto do Curso de Formação de Juristas Populares, realizado pela Fundação Margarida Maria Alves em parceria com a Fundação Interamericana (IAF), e terá mais outras três edições em locais e datas a serem definidos.

Em breve, disponibilizaremos a programação completa da Ciranda de Direitos aqui.

Serviço:

Ciranda de Direitos

Local: Centro Cultural Alquimista, na Rua Euclides Nunes Machado, n° 103, em Muçumagro, João Pessoa.

Horário: das 10h às 17h