UFPB promove VIII Seminário Internacional de Direitos Humanos debatendo as ditaduras militares na America Latina

09.12.2014

Acontece  até o próximo dia 12 de dezembro no Campus I da UFPB, em João Pessoa, o VIII Seminário Internacional de Direitos Humanos da UFPB com o tema “Ditaduras Militares, Estado de Exceção e Resistência Democrática na América Latina”.

Tendo como objetivo dar continuidade ao ciclo de seminários internacionais de direitos humanos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), iniciado em 2002 com regularidade inicialmente anual e posteriormente bienal, o Seminário Internacional de Direitos Humanos (SIDH), este ano em que se relembram os 50 anos da instauração da ditadura civil-militar no Brasil, se propõe abordar o tema talvez mais fundamental e ao mesmo tempo mais polêmico dos direitos humanos: sua afirmação em tempos de “estado de exceção” seja formalmente declarado ou não.

Na América Latina, em particular, no Brasil  ̶  onde exatamente 50 anos atrás ocorreu o golpe militar que resultou em violações de direitos humanos
cuja verdadeira dimensão até hoje é desconhecida  ̶ , há inegavelmente uma enorme demanda de não só cuidar desse legado para prevenir retrocessos históricos mas também aprofundar, sob uma perspectiva interdisciplinar, os estudos sobre as novas ameaças para a paz e a democracia.

Diversas temáticas relativas ao tema central serão abordadas nas 11 Mesas Redondas e nos 12 Grupos de Trabalho. As mesas redondas reúnem especialistas do Brasil e de outros países da América Latina e da Europa, como pesquisadores, professores, militantes, ex-presos políticos e perseguidos pela ditadura. Os Grupos de Trabalho vão permitir a participação da comunidade acadêmica através da apresentação de comunicações, inclusive de alunos de graduação e pós-graduação.

Durante o evento serão lançados vários livros, entre eles 5 livros impressos e um e-book: um sobre Justiça de transição: direito à justiça, à memória e à verdade¸ contendo os Anais do VII Seminário realizado em 2012 e o e-book com as comunicações; a reedição de 4 livros publicados em italiano nos anos 70 com as Atas das três sessões do Tribunal Russel II sobre América Latina: Brasil: violação dos direitos humanos;  Chile Bolivia e Uruguai: violação dos direitos Humanos; Contrarrevolução na América Latina, e Multinacionais na América Latina.

O VIII SIDH é promovido pela UFPB em parceria com a Comissão de Anistia do Ministério da Justiça (CA-MJ)e o Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH-PR), e conta com a colaboração da Associação Nacional de Direitos Humanos: Pesquisa e Pós-graduação (ANDHEP), que reúne vários Programas de Pós-graduação em Direitos Humanos, disciplinares e interdisciplinares. Fazem parte da organização do seminário a Comissão de Direitos Humanos da UFPB, vinculada à Reitoria, o Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos (NCDH) e o Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos Cidadania e Políticas Públicas (PPGDH), vinculados ao Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) e o Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas (PPGCJ), vinculado ao Centro de Ciências Jurídicas, e o Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH) vinculado ao Departamento de Ciências Jurídicas de Santa Rita.

Baixe Aqui a Programacão Completa

Mais informações pelo site do evento: http://www.cchla.ufpb.br/sidh

Fonte: Assessoria de Comunicação