Desenvolvido pela Secretaria de Políticas para as Mulheres, em parceria com a ONU Mulheres e a Embaixada Britânica, o aplicativo  CLIQUE 180 foi criado  tanto para as mulheres que são vítimas de violência quanto para todas as pessoas que trabalham com o tema, que queiram saber mais sobre o assunto ou que desejem se informar para ajudar uma mulher em situação de violência.

A ferramenta permite aos usuários obter informações sobre os tipos de violência contra as mulheres; dados e localização dos serviços da Rede de Atendimento; compreensão sobre a Lei Maria da Penha e um link direito com a central do Disque 180.

Outro recurso muito importante do aplicativo é a ferramenta colaborativa “Minha Cidade Mais Segura”. que faz um mapeamento dos locais das cidades brasileiras que oferecem risco às mulheres. Os dados são inseridos pelas próprias usuárias que indicam ruas, pontos de espera por transporte público e outros espaços públicos que colocam em risco a vida e a segurança feminina.

Para a representante da ONU Mulheres no Brasil, Nadine Gasman, “o aplicativo é uma tecnologia pioneira na América Latina e pode incentivar outras nações para combate da violência contra as mulheres”. Para ela, a ferramenta virtual vai auxiliar o Disque 180 na orientação das pessoas e denúncias de casos de violência contra as mulheres.

O Clique 180 está disponível nas lojas virtuais para os sistemas operacionais iOS e Android e plataformas iPhone, iPod touch e iPad. Também pode ser encontrado na internet no endereço www.clique180.org.br, com as mesmas funções e informações.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *