Fundação visita grupos e entidades para divulgar nova turma do Curso de Juristas Populares

19.11.2015

Buscando promover o Curso de Formação de Juristas Populares e estreitar relações com grupos locais, a Fundação Margarida Maria Alves visitou algumas comunidades de João Pessoa para divulgar a abertura de seleção de sua nova turma e atividades futuras do projeto “Conhecendo o Direito, Construindo a Cidadania”.

Izabella Chaves, advogada da Fundação, compareceu na última terça-feira, 17, a Associação Porto do Capim e se reuniu no ponto de cultura da comunidade com 04 grupos que atuam em diferentes áreas, como a Associação de Mulheres do Porto do Capim e Jovens em Ação com o Porto do Capim.

Segundo Izabella, “nesta nova fase do curso tem sido bastante proveitoso estes encontros porque dialogamos sobre a realidade dos grupos e seus anseios. Isso tudo ajuda a moldar uma faceta mais voltada para a realidade das lideranças populares, fazendo com que o curso seja montado de modo a trazer os principais pontos de interesse”. Ela destaca ainda a visita à Associação Alegria e Paz, situada no Bairro dos Ipês, e a entrevista conseguida à Rádio Cruz das Armas FM, no qual foram tiradas varias duvidas do público ouvinte sobre a participação do curso.

Nesta quinta-feira, 19, foi a vez da Fundação ser visitada por integrantes do Grupo Flor Mulher, que vieram saber mais sobre o Curso e como participar dele. Segundo a advogada, “elas indicaram 02 pessoas da entidade para participar e mais duas de outra entidade interessada. É interessante essa diversificação de entidades, pois nossa idéia é mesmo montar um grupo heterogêneo e coeso de lideranças populares promovendo assim uma diversidade que é sempre enriquecedora e construtiva”.

Integrantes do Grupo Flor Mulher em visita a Fundação

Outra ação de mobilização e divulgação será realizada na próxima segunda, 23, na reunião do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos, na qual a Fundação levará material e disponibilizará o curso para as pessoas ligadas ao Conselho ou por ele indicadas, firmando, assim, uma importante parceria.

Está agendado também um encontro com o grupo Cozinha Verde no próximo dia 30 de novembro no bairro de Mandacaru. Na ocasião, os membros da Fundação conheceram mais sobre o processo produtivo de comidas naturais promovidos pela entidade. “As componentes deste grupo convidaram a coordenação do Curso de Juristas para vivenciar uma tarde de atividades de produção e ao final dialogarmos sobre o curso e a participação desta entidade no mesmo. Acredito que será bem proveitoso para todos nós”, ressaltou Izabella.

As inscrições para a nova turma do Curso de Juristas Populares seguem abertas até o dia 11 de dezembro de 2015 e podem ser feita tanto presencialmente na sede da Fundação Margarida Alves, Rua Irineu Joffily, 185. Centro, João Pessoa, 58011-110, quanto virtualmente através de ficha de inscrição online, que você baixa clicando no link http://bit.ly/1GVlbfn e envia preenchida para o e-mail seleção@fundacaomargaridaalves.org.br.

O curso é gratuito com material didático, alimentação e aulas fornecidas pela Fundação. Podem participar pessoas que integrem alguma organização que atue em defesa dos direitos da comunidade (associação de moradores, sindicato, grupo de mulheres etc.), ter no mínimo 18 anos; disponibilidade para assistir aulas aos sábados e que saibam ler e escrever. Não poderão se inscrever pessoas com nível superior completo ou que estejam cursando o curso de direito. Os encontros iniciarão em fevereiro de 2016 sempre aos sábados, das 08h às 17h, a cada quinze dias.

Serviço:

Inscrição para Seleção de Alunos do Curso de Juristas Populares 2016

Período: até 11 de dezembro

Edital: http://bit.ly/1lj2nNf

Ficha de Inscrição: http://bit.ly/1GVlbfn

E-mail de envio da ficha preenchida: seleção@fundacaomargaridaalves.org.br