Curso de Formação de Juristas Populares discute Cidadania e Direitos Humanos

23.03.2016

Aconteceu no último dia 19 de março a Oficina de Cidadania e Direitos Humanos do Curso de Formação de Juristas Populares, promovido pela Fundação de Defesa dos Direitos Humanos Margarida Maria Alves, em parceria com Misereor. A ocasião contou com a presença do advogado, mestre em Direitos Humanos pela UFPB e Professor da UEPB, Ivson Sheldon, para falar sobre a construção dos Direitos Humanos ao longo do tempo.

As atividades iniciaram às nove horas depois de um café da manhã com a apresentação da oficina e acolhimento de novos alunos. Em seguida, Ivson Sheldon falou sobre as noções de direitos humanos, importância de sua defesa, sua evolução histórica e a turma realizou trabalho em grupos de discussão sobre direitos humanos.

Após o almoço, o pedagogo da Fundação, José Marcos Salgueiro, realizou uma dinâmica de aquecimento com os cursistas, trabalhando a confiança e saída do comodismo diário em um exercício em grupo. Após o termino da dinâmica e dos informes de atividades das entidades as quais os alunos fazem parte, Izabella Chaves, advogada e coordenadora do curso, iniciou a análise de texto sobre Direitos Humanos com uma atividade em grupos.

Segundo Ivson, a experiência com a nova turma de jurista foi excelente. “Apesar da diversidade de pessoas, percebe-se um compromisso com a educação jurídica popular e a vontade de adquirir novos conhecimentos. Isso é perfeito para o desenvolvimento do projeto. A Oficina de DHs foi uma oportunidade única de desconstruir conceitos impostos pela sociedade midiática e aprender um pouco sobre a Cultura dos DHs sempre com foco nas experiências pessoais trazidas por cada um.”, destacou.

O Curso de Formação de Juristas Populares seguirá em abril com mais três oficinas sobre políticas públicas, gênero, linguagem escrita e noções de documentação de grupos populares. Mais informações pelo telefone 3221-3014, pelo e-mail: fundacao@fundacaomargaridaalves.org.br ou pessoalmente no endereço Irineu Joffily, 185, Centro, João Pessoa/PB.