Projeto “Conhecendo o Direito e Construindo a Cidadania” realiza oficina em Sapé

20.03.2017

Acontece neste domingo, 26, às 8h, em Sapé a Oficina de Resgate e Valorização da Identidade Comunitária, o evento é promovido pela Fundação Margarida Maria Alves dentro do Projeto Conhecendo o Direito e Construindo a Cidadania e ocorrerá no Salão Comunitário localizado na Rua Jacira Honório da Silva Barbosa, s/n, Loteamento Bela Vista.

Segundo José Marcos Salgueiro, pedagogo e técnico responsável por ações nas comunidades, a oficina veio de um contato com os Juristas Populares na área. “Na 14ª turma de nosso Curso de Formação de Juristas Populares tivemos cursistas que vieram de Sapé e se demonstraram muito interessados em fazer alguma ação na sua cidade em parceria com a Fundação. A partir daí fizemos reuniões com eles e fomos vendo atividades que pudessem ser realizadas dentro do Projeto que temos em curso”, explica.

Ele ressalta que a intenção é resgatar a ação das Associações de Moradores locais e integra-las entre si ainda mais na luta pelos direitos dos moradores. “Nossa proposta é trazer as associações e discutir com elas tanto sua importância histórica como o que pode ser feito em conjunto daqui pra frente. Para isso faremos uma série de oficinas de temas diversos e sempre em constante diálogo com a realidade local“.

Estão previstas ao todo cinco oficinas tanto em Sapé quanto mais duas comunidades da grande João Pessoa, abordando temas como Fortalecimento das Associações Comunitárias, Plano Diretor, Gênero e violência contra as mulheres, políticas públicas e orçamento público, além de uma proposta de realização de Sessão Especial na Câmara Municipal para tratar de temas do interesse da comunidade.

O Projeto Conhecendo o Direito e Construindo a Cidadania tem como um dos seus objetivos desenvolver ações diretas nas comunidades e grupos nos quais os cursistas do Curso de Formação de Juristas Populares estão inseridos, na busca da efetiva participação popular e implementação de meios de controle social.