Campanha e agenda comum das redes de proteção marcam aniversário do Estatuto da Criança e do Adolescente na Paraíba

11.07.2017

O aniversário de 27 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente será marcado por uma agenda comum realizada em rede pelas organizações que compõem o Sistema de Garantia de Direitos. Para chamar a atenção da sociedade para os avanços e conquistas nesses vinte e sete anos, o Centro de Apoio Operacional de Defesa da Criança e do Adolescente (CAOP do MP/PB), a Rede Margaridas Pró-Crianças e Adolescentes (REMAR), a Prefeitura e o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de João Pessoa e as Redes Municipais de Proteção Integral à Criança e ao Adolescente lançam no dia 13 de julho, campanha ‘‘27 anos de conquistas do Estatuto da Criança e do Adolescente: por nenhum direito a menos’’.

“O Estatuto da Criança e do Adolescente é um importante instrumento de conquistas para a infância e adolescência. Não podemos esquecer as lutas e os direitos garantidos ao longo desses 27 anos. Mas os desafios são muitos ainda, especialmente na conjuntura atual. De fato precisamos continuar buscando a efetivação dos direitos para que nenhum direito seja perdido”, analisa Lorenzo Delaini, coordenador da REMAR.

Para o coordenador do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de João Pessoa, Paulo Galvão Júnior, de acordo com o Estatuto, as políticas públicas de atendimento devem ser implementadas por meio de um conjunto articulado de ações governamentais e da sociedade civil. “Nós do CMDCA-JP defendemos os 267 artigos do ECA e vamos comemorar, sim, os 27 anos de conquistas do Estatuto”, explica Paulo.

O evento vai acontecer, às 9 horas, no Auditório do Ministério Público, na Rodrigues de Aquino, s/n – Centro, de João Pessoa, coma a participação de representação do judiciário, das redes de proteção à criança e o adolescente, da Rede Interinstitucional de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (Redexi/Pb), Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente na Paraíba (Fepeti-PB), Conselhos da Criança e do Adolescentes dos municípios de João Pessoa, Alhandra, Bayeux, Cabedelo, Lucena, Pitimbu, Sapé, Conde e Santa Rita, Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, representação dos adolescentes protagonistas.

PROGRAMAÇÃO

9h – Apresentação Cultural

9h15 – Mesa de abertura (Juiz da Infância, Promotor da Infância, Prefeito, Secretária de Estado e Desenvolvimento Humano, Protagonista, Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente de João Pessoa, Conselho Tutelar, Rede Margaridas Pró Crianças e Adolescentes)

9h45 – Apresentação da Campanha (Agência MayDay, Núcleo de Comunicadores Amigos da Criança e Rede Margaridas Pró Crianças e Adolescentes)

10h30 – Coffee Break

AGENDA COMUM DOS 27 ANOS DO ECA


Dia 11/07 – Escolha dos adolescentes para o Conselho Consultivo da Praia
Horário: 13h30min
Local: Cecapro

Dia 13/07 – Abertura da Campanha
Horário: 8hs
Local: Ministério Público (Vagas limitadas)

Dia 13/07 – Atividades das Redes de Proteção à Criança e ao Adolescente de João Pessoa
Horário: 13hs
Local: Cada rede em seu bairro/Região – Rede Crer Ser (Cristo e Rangel) Rede Amiga da Ilha (Ilha do Bispo), Rede Pela Paz (Alto do Mateus), Rede Colmeia (Mangabeira)

Dia 18 – Atividade da PMJP – Divulgação dos serviços e ações sobre o ECA
Horário: 13hs
Local: Lagoa

Dia 19/07 – Seminário Estadual “Convivência Familiar e Comunitária: entre a realidade e as diretrizes, com perspectiva para 300 participantes de todos os municípios.
Horário: 8hs às 17hs
Local: Auditório da Reitoria da UFPB

Dia 21/07 – XI Ação Nacional Criança Não é de Rua – Ação que acontece simultaneamente em todas as capitais brasileiras para lembrar a Chacina da Candelária em 23 de julho de 1993.
Horário: 8hs
Local: Parque da Lagoa

Dia 24/07 – Mobilização sobre o ECA com as redes intermunicipais da Região Metropolitana.
Horário: Manhã e tarde
Local: Ponto de Cem Reis

SERVIÇO:
Lançamento Campanha 27 anos do ECA
Hora: 09 horas
Local: Auditório do Ministério Público da Paraíba