João Pessoa sedia I Seminário Estadual de Enfrentamento ao Tráfico e Desaparecimento de Pessoas

24.07.2017

Acontecerá nesta sexta-feira, 28, das 08h às 16h, no Litoral Hotel em Cabo Branco, João Pessoa, o I Seminário Estadual de Enfrentamento ao Tráfico e Desaparecimento de Pessoas. O evento faz parte da Semana de Enfrentamento ao Tráfico e Desaparecimento de Pessoas promovida pelo Comitê Estadual de Enfrentamento ao Tráfico e Desaparecimento de Pessoas (CETDP/PB).

Com o aumento significativo de casos nas últimas décadas a atenção dedicada ao problema do tráfico de pessoas pelo Poder Público, sociedade civil e pela mídia no Brasil tem crescido consideravelmente e, em especial, a partir da ratificação, em 2004, do Protocolo de Palermo, principal instrumento internacional sobre o tema. Buscando debater essas questões, a ONU instituiu a data de 30 de julho como o Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, uma das maiores violações aos direitos humanos, que gera bilhões de dólares para o crime organizado.

A coordenadora do CETDP/PB, Vanessa Araújo de Oliveira Lima, destaca a felicidade em ver a participação das entidades na construção das ações da Semana de Enfrentamento e no Seminário. “Fico muito feliz em ver que a política contra o tráfico de pessoas está sendo abraçada por vários órgãos, o envolvimento de todos me faz acreditar no avanço e na necessidade de unir forças na luta contra o crime organizado”, ressaltou.

Para a Semana de Enfrentamento, estão programadas blitz educativas para adesivagem de carros e distribuição de cartilhas em pontos estratégicos da cidade; forte mobilização na rodoviária e no aeroporto; visita à 1ª Vara Federal da Capital, especializada em Tráfico de Pessoas; a realização do Seminário Estadual e, por último, audiência pública na Câmara Municipal de João Pessoa dia 31 de julho. Confira a programação completa abaixo.

O CETDP/PB foi criado em 2016 para uma atuação em conjunto com outros Estados, bem como países que também implantaram comitês, postos e núcleos de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.

Programação Completa

24/07
Blitz na Av. Pedro II com cruzamento com a Av. Rui Barbosa
17h00 às 18h30

25/07
Mobilização na Rodoviária de João Pessoa
07h00 às 10h30

25/07
Mobilização no Aeroporto de Bayeux/João Pessoa
12h30 às 16h00

28/07
I Seminário Estadual de Enfrentamento ao Tráfico e Desaparecimento de Pessoas da Paraíba
08h00 às 16h00
Littoral Hotel

31/07
Audiência Pública na Câmara Municipal de João Pessoa
09h00 às 10h00