Fundação Margarida Maria Alves participará de Fórum Internacional de Tecnologia Social em Brasilia

20.11.2017

Acontece entre os dias 21 e 23 de novembro, em Brasilia, o Fórum Internacional de Tecnologia Social promovido pela Fundação Banco do Brasil (FBB). No evento será revelado o vencedor da 9ª Edição do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social, que tem como objetivo promover as tecnologias sociais como ferramentas de baixo custo e com envolvimento das comunidades para o desenvolvimento sustentável.

Segundo João Bezerra Rodrigues Júnior, Gerente de Parcerias Estratégicas Modelagem de Programas e Projetos, “a Fundação Banco do Brasil por meio de seu Programa Estruturado BANCO DE TECNOLOGIAS SOCIAIS – BTS, em parceria com o Instituto de Tecnologia Social – ITS Brasil, revisitou e atualizou as informações sobre as tecnologias que, atualmente, compõem o Banco e ainda estão em funcionamento. Além de retratar as informações sobre as tecnologias, este processo também gerou dados para que se possamos conhecer melhor o perfil das entidades que idealizam/reaplicam tecnologias sociais, as dificuldades que enfrentam para disseminação de suas iniciativas e que tipos de apoios que necessitam. A partir das expectativas das instituições presentes no Fórum, esperamos, em breve, promover uma maior troca de informações e contatos relacionados às tecnologias sociais e essa grande quantidade de instituições que promovem o desenvolvimento sustentável a partir do reconhecimento e valorização de suas tecnologias sociais”.

Dentre as instituições que responderem a avaliação, foram convidadas uma (1) por Estado para participar do Fórum e da Cerimonia de Premiação, que acontecerão em paralelo, sendo a Fundação Margarida Maria Alves a contemplada na Paraíba. Marcelo Soares, assessor de comunicação da entidade, destaca a importância de participar do evento: “Ficamos muito honrados com o convite da Fundação Bando do Brasil para participar desse Fórum e poder conhecer ainda mais as discussões que envolvem as tecnologias sociais na atualidade, além da oportunidade de poder falar sobre nossa experiência com o Curso de Formação de Juristas Populares”.

Prémio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social

Projeto paraibano "Dessalinizadores Solar Campina", um dos finalista do Prêmio em 2017

As propostas de metodologias inscritas na premiação deste ano foram classificadas por seis categorias nacionais, Agroecologia, Água e/ou Meio Ambiente, Cidades Sustentáveis e/ou Inovação Digital, Economia Solidária, Educação, Saúde e Bem-Estar e uma categoria internacional. Todas as tecnologias inscritas foram avaliadas por umacomissão composta por assessores da Fundação BB e representantes da Unesco, Banco Mundial, Ministério do Desenvolvimento Social, Secretaria da Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário e o Governo do Distrito Federal.

“Identificar e reconhecer tais metodologias é muito importante, pois as tecnologias sociais constituem-se em valioso instrumento de transformação social”, declarou Asclepius Soares, presidente da Fundação Bando do Brasil.

Entre os finalistas está a metodologia ‘Dessalinizadores Solar Campina” realizada pela Cooperativa de Trabalho Múltiplo de Apoio às Organizações de Autopromoção de Campina Grande (PB), o objetivo do projeto é utilizar os dessalinizadores solar para fornecer água potável às famílias rurais e, com isso, atender as necessidades hídricas de famílias que convivem com a escassez de água de boa qualidade.

Além da paraibana, concorrem ao Prêmio três da Bahia, duas do Ceará, duas do Distrito Federal e uma do Rio de Janeiro. Já na categoria internacional, duas tecnologias são da Argentina e uma de El Salvador. Confira a lista de instituições finalistas clicando aqui

Esta edição do Prêmio tem a cooperação da Unesco no Brasil e o apoio do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), do Banco Mundial, da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). Mais informações pelo site: www.fbb.org.br

Fonte: Assessoria de Imprensa