Conselho Estadual de Direitos Humanos da Paraíba lança nota publica em apoio à CNBB e ao CONIC

28.02.2018

NOTA PÚBLICA

Com preocupação acompanhamos os ataques lançados, por meio das redes sociais, contra a Igreja Católica, especialmente a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB e o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs – CONIC, pela defesa intransigente da vida em todas as suas manifestações e por suas valiosas contribuições na promoção dos direitos humanos, sobretudo dos mais pobres.

É do conhecimento público que no país está instalado um sistema estruturalmente injusto, excludente e extremamente desigual que, além de violar sistematicamente os direitos fundamentais da pessoa, ameaça a democracia, atrapalha a efetiva participação e compromete o exercício da cidadania. Também é notório que a injustiça, a exclusão e a desigualdade são fatores geradores de violência.

Nos dias atuais a fome, o desemprego, a falta de moradia, a precarização das políticas públicas de proteção e promoção de direitos constituem formas de violência que atingem diretamente a dignidade humana.

O Brasil é considerado a oitava maior economia mundial, mas é o décimo país mais desigual do mundo, segundo o Relatório de Desenvolvimento Humano de 2016 elaborado pela ONU.  Também o número apontado pelo Mapa da Violência de 2016 mostra que por ano, quase 60 mil brasileiros são assassinados. A grande maioria, pobres, negros, jovens e moradores da periferia.

Nesse contexto a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB e o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs – CONIC, vem tratando de temas referentes à defesa dos direitos humanos ao longo dos anos em suas atividades religiosas, denunciando violações e propondo soluções. Por essa atuação, ambas as instituições têm sofrido ataques constantes de segmentos antidemocrático por meio da manipulação nas redes sociais de outros meios de comunicação.

Assim, o Conselho Estadual de Direitos Humanos – Paraíba, manifesta a sua total e irrestrita solidariedade à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, ao Conselho Nacional de Igrejas Cristãs – CONIC e a todas as entidades envolvidas na defesa da vida que tem sido vitimas de inescrupulosos ataques.

Na ocasião este Conselho parabeniza a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB pelo tema: Fraternidade e Superação da Violência refletido este ano na Campanha da Fraternidade.

João Pessoa, 26 de fevereiro de 2018.

Guiany Campos Coutinho
Presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos