UNESCO lança manual contra a discriminação e pela educação em direitos humanos

20.03.2018

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) lançou neste mês um manual de procedimentos para apoio na construção de uma educação em direitos humanos. A publicação “Ensinar respeito por todos” busca uma resposta educacional para combater a discriminação e a violência por meio da tolerância mútua e do cultivo do respeito por todas as pessoas.

O manual faz parte de um projeto de mesmo nome lançado em janeiro de 2012 e realizado em conjunto entre a entidade, os Estados Unidos da América e o Brasil.

“Ao reconhecer que a discriminação é crescente no mundo todo, a iniciativa promove uma resposta educacional para combater a discriminação e a violência por meio do fortalecimento dos fundamentos de tolerância mútua e do cultivo do respeito por todas as pessoas, sem distinção de cor, gênero, classe, orientação sexual, nacionalidade, etnia ou orientação/identidade religiosa. O Projeto ERT escolheu concentrar seus esforços tanto nas salas de aula formais quanto informais, tendo como alvo estudantes de 8 a 16 anos de idade, e pretende estimular a curiosidade, a abertura, o pensamento crítico e o entendimento entre os estudantes ao conscientizá-los e dotá-los de conhecimento e habilidades para cultivar o respeito e acabar com a discriminação em todos os níveis. O projeto é construído com base nos valores universais e nos princípios fundamentais dos direitos humanos, e reconhece que cada país tem a sua própria história e mecanismos particulares para tratar a questão da discriminação na educação.”

O manual traz um conjunto de conjunto de princípios fundamentais para formuladores de políticas públicas, diretores de escolas e gestores de ONGs, além de um guia para educadores com materiais de apoio para ensino e aprendizagem e de apoio para envolver crianças e jovens.

Você pode fazer o download da publicação no link: https://buff.ly/2FO5pHj.

Mais informações podem ser obtidas em http://www.unesco.org