Projeto de seleção automatizada do lixo vence maratona estudantil promovida pelo Sebrae Paraíba

24.05.2018

Estudantes nas atividades da maratona - Foto: Divulgação

Com um projeto que otimiza o processo de separação do lixo a partir do material que compõe os objetos descartados, cinco estudantes da Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) Jornalista José Itamar da Rocha Cândido, localizada no município de Cuité, no agreste do Estado, venceram a maratona estudantil promovida pelo Sebrae Paraíba, Campus Academy, realizada durante o evento Campus Festival no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa.

“O objetivo do projeto é fazer uma seleção automatizada do lixo, onde seria colocado um sensor que detectaria os tipos de materiais e os enviaria para diferentes ramificações de uma esteira, para depois ser feita a reciclagem e, assim, a reutilização dos materiais”, detalhou a aluna Crisley Venâncio Marques, integrante da equipe vencedora, com o projeto “Auto_picker”.

O resultado só foi conquistado na última etapa do projeto piloto, que consistiu em três dias de imersão, com oficinas, palestras e desafios, realizada dentro da programação do Campus Festival, em João Pessoa. O segundo lugar ficou com a equipe da ECIT Mangabeira e o terceiro foi para os alunos da ECIT Bayeux. Ao todo 65 equipes, em média com cinco estudantes cada, oriundas de ECIT de todo o estado participaram da maratona.

Segundo a gerente de Educação Empreendedora do Sebrae Paraíba, Humara Medeiros, os estudantes tiveram seus primeiros contatos e utilizaram importantes ferramentas como Canvas, design thinking e prototipagem. A metodologia empregada favorece o envolvimento e permite a melhor compreensão dos conceitos de empreendedorismo e inovação, pois incentiva os participantes a colocar em prática logo após as explicações. “Com essa iniciativa pioneira acreditamos que teremos jovens com muito mais capacidade de colocar em prática suas ideias, eles comprovaram isso. E também, jovens preocupados em resolver problemáticas da sociedade na qual estão inseridos e com isso contribuímos para a formação de seres humanos melhores”, afirmou Humara Medeiros.

Como forma de reconhecer a vitória e estimular os demais alunos da escola a se aventurar em desafios como estes, foi preparada uma recepção calorosa na manhã da segunda-feira (21). Com festa, fogos de artifício, café da manhã, vídeos e discursos emocionados, os professores mentores Rinaldo Filho, Mateus Dantas, Priscila Silva, Elisângela Costa e os campeões do Campus Academy relataram a experiência vivenciada nos 3 dias de imersão.

Campus Academy – É uma maratona estudantil desenvolvida de forma pioneira pelo Sebrae Paraíba e que poderá ser replicada em outros estados. O desafio reuniu 365 estudantes de nível médio de Escolas Cidadãs Integrais Técnicas de todo o estado, durante os dias 16 e 18 de maio, dentro da programação do Campus Festival, em João Pessoa.

Vencedores 2018:

Ecit CUITÉ – Jornalista José Itamar da Rocha Cândido
1° lugar Campus Academy Ecit CUITÉ

Mentores :
Rinaldo Souto Xavier Filho
Priscila da Silva Santos
Mateus Dantas Marques do Nascimento
Elisângela da Costa Silva

Alunos :
João Victor Araújo Sidiao
Crisley Venâncio Marques
José Jailson da Cruz Silva Araújo
Erika Nunes da Silva
Laila Alanis Souto Alves

2° lugar ecit Mangabeira

Alunos:
Gustavo Melvin
Felipe Custódia
Flávio Mesquita
Victor Gabriel
Breno Henrique

Mentores:
Cecília Nascimento
Manuele Cristine
Alecsandro Farias
Renato Farias

3 lugar

Ecit Bayeux

Mentores: Erickle de Lucena Leite
Kaline Arlen Serrão
Jeimes Campos
William Ferreira Mendes

Alunos: Jéneson dos Santos Silva
Joalisson Silva de Souza
Aluízio Laurentino de Albuquerque Júnior
Lidiany França de Lima
Amanda Kathleen Lima Pereira

Fonte: Assessoria do evento