Fundação Margarida Maria Alves participará de 2º Curso EaD ‘Comunicação Estratégica e Incidência Política para OSCs’

29.05.2018

Acontecerá entre os dias 05 de junho e 08 de agosto o 2º Curso EaD sobre Comunicação Estratégica e Incidência Política para Organizações da Sociedade Civil realizado pela Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais (ABONG). O curso tem a parceria de suas associadas CAMP, CESE e CFEMEA, e apoio da União Europeia através do Projeto “Sociedade Civil Construindo a Resistência Democrática”.

As inscrições ocorreram até o dia 10 de maio e o processo contou com mais de 300 inscritos, dos quais foram selecionados 60 participantes levando em conta critérios como diversidade regional e de diversidade de causas e lutas das OSCs, bem como equidade de gênero, raça e outros, que terão que cumprir com carga de 60 horas de estudo/atividade. Entre os escolhidos está a Fundação de Defesa dos Direitos Humanos Margarida Maria Alves, representada por seu Assessor de Comunicação, Marcelo Soares.

Segundo Marcelo, o curso chega num momento importante para a Fundação. “Não poderia ter momento  mais sincronizado que esse para sermos selecionados. Atualmente estamos realizando, e também participando, de um curso sobre a metodologia de advocacy e incidência política em um contexto mais geral, então, poder fazer um curso específico para a área de comunicação não só me fortalece como profissional, mas, também, nossa entidade para futuros projetos”, destaca.

O curso traz em seu conteúdo pontos como: Comunicação como direito; Contextualização histórica; Comunicação Pública; Comunicação organizacional; A construção da transparência e espaços de diálogo; Comunicar para diferentes públicos; Articulação em rede e parcerias na comunicação; Mobilização social e mídia advocacy; Relacionamento com imprensa e a grande mídia; Redes/Mídias sociais.

A atividade busca contribuir no fortalecimento da capacidade de incidência das OSCs através da formação dos e das profissionais de comunicação para elaboração e execução de planejamento estratégico de comunicação. Além disso, como resultado do primeiro Curso presencial nessa temática, realizado em 2017, foi constituída a CARDUME – Comunicação em Defesa de Direitos. Ao participar desta segunda edição a organização assume o compromisso de se somar a esta rede, compartilhando experiências, propostas e ações comuns.

Mais informações podem ser obtidas no site da Abong: http://www.abong.org.br