Biblioteca Municipal Margarida Maria Alves é inaugurada na cidade de Duas Estradas/PB

19.06.2019

Foi inaugurada nesta terça-feira, 18, na cidade de Duas Estradas/PB, a Biblioteca Municipal Margarida Maria Alves em homenagem a líder camponesa assassinada em 1983 em Alagoa Grande/PB. A ação foi promovida pela Prefeitura Municipal de Duas Estradas, através da Secretaria de Cultura e Turismo, no prédio da Antiga Estação Ferroviária. No mesmo momento, também foi inaugurada a Galeria de Honra do Município, lugar pensado para homenagear personalidades que ajudaram no crescimento da cidade.

A Biblioteca ocupa 03 salas do prédio da Estação Ferroviária, construção centenária que foi restaurada na atual administração e que fica localizada bem no centro da cidade. Conta com wi-fi, computador para pesquisa, impressora, mesas e cadeiras para estudo e um espaço exclusivo para as crianças. O espaço já recebeu doações de livros do Governo do Estado através da Biblioteca do Espaço Cultural, da Biblioteca Municipal Aderbal Piragibe, da cidade de Cabedelo e também todo o acervo particular da Secretária Municipal de Cultura, Flávia Rocha, totalizando aproximadamente 3.000 exemplares, além de 50 cadeiras da Universidade Federal da Paraíba – Campus Bananeiras.

Prefeita de Duas Estradas, Joyce Renally

Prefeita de Duas Estradas, Joyce Renally/ Foto: Ascom

A Biblioteca inicia com aproximadamente 3 mil livros, todos doados pela Biblioteca do Espaço Cultural, Biblioteca da cidade de Cabedelo, acervo particular da Secretária de Cultura Flávia Rocha, além de doações de amigos e amantes da leitura que vêm na Biblioteca mais uma forma de difusão e compartilhamento de conhecimento.

Estiveram presentes ao evento, a Prefeita Joyce Renally, a Vice-Prefeita Maria do Céu, Secretários, Vereadores, toda a Rede Municipal de Ensino, diretores, coordenadores, professores e os principais agraciados com a Biblioteca, os alunos. Durante o evento, a Professora Rosimary leu uma carta enviada pela família da homenageada, Margarida Maria Alves agradecendo imensamente pela honra e lembrando que “É a partir da educação, que deve ser pública, de qualidade, com acesso amplo que poderemos lutar e mudar nossa realidade e assegurar dignidade para nossas próximas gerações”.

A diretora do CCHSA da Universidade Federal da Paraíba – Campus Bananeiras, Professora Terezinha Domiciano, fez o uso da palavra e parabenizou a Prefeita Joyce pela recuperação do prédio e também pela inauguração de um equipamento cultural tão importante para a cidade, lembrou da parceria existente entre a Universidade e a Prefeitura e das novas possibilidades que se abrem com esse equipamento.

A biblioteca funcionará de segunda a sexta das 8h às 12h e das 14 às 17h. Mais informações AQUI.

Inauguração Biblioteca Municipal Margarida Maria Alves na Antiga Estação Ferroviária de Duas Estradas/PB

Inauguração Biblioteca Municipal Margarida Maria Alves na Antiga Estação Ferroviária de Duas Estradas/PB

Galeria de Honra do Município de Duas Estradas/PB

Galeria de Honra do Município de Duas Estradas/PB

Fonte: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Duas Estradas