Fundação Casa de José Américo discute a democracia nos dias atuais

04.09.2020

Com o tema central ‘Democracia? Responsabilidade política e cidadania consciente’, a Fundação Casa de José Américo realiza o 2º Ciclo de Debates Diálogos Presentes, nas manhãs das terças-feiras de setembro, das 9h30 às 11h. As inscrições para o evento virtual, com transmissão ao vivo no canal do YouTube da FCJA, estão abertas, por meio deste link.

A programação desta segunda edição se inicia no dia 8, com o tema ‘Vivemos mesmo numa democracia?’, com os seguintes pontos para discussão no encontro: redemocratização, democracia nos dias atuais, principais fragilidades da democracia na atualidade.

A mesa terá como convidados o professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) José Henrique Artigas e o advogado e filósofo Alexandre Guedes, coordenador da Fundação de Defesa dos Direitos Humanos Margarida Maria Alves. Ainda contará com a participação da professora Lourdes Meira.

O segundo encontro, no dia 15, debaterá a democratização da mídia, com discussão em torno de mídia e Direitos Humanos; censuras; desinformação (fake news), tendo como convidados a jornalista e professora Joana Belarmino e o advogado Wigne Nedjare, com participação do jornalista e escritor Thiago Germano.

Para o terceiro encontro, do dia 22, haverá uma votação, para definir o tema, entre os dias 8 e 10, ocasião em que os internautas deverão optar por um dos seguintes temas:

- Por uma nova democracia: a (re) construção democrática na Paraíba;

- Democracia e desigualdade: os sujeitos de direito e as políticas públicas;

- Racismo estrutural e democracia brasileira.

A partir da definição do tema serão divulgados os convidados. Esta votação será por meio dos canais Google Forms e Instagram.

O encontro virtual termina no dia 29, com abordagem da Cidadania e Responsabilidade política: eleições de 2020, tendo como discussão o poder feminino na gestão pública, ressignificação do protagonismo social na nova conjuntura e papel dos novos gestores no ‘novo normal’. As convidadas serão a professora da UFPB Lizandra Serafim e a juíza do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) Micheline Jatobá.

As salas de conferências serão mediadas pela historiadora Ana Paula Brito, gerente operacional dos órgãos setoriais da FCJA e coordenadora do projeto de criação do Memorial da Democracia da Paraíba.

Fonte: Assessoria