A 1ª Mostra de Teatro e Direitos Humanos de João Pessoa acontece de 13 a 16 maio, de forma totalmente on-line e gratuita, com 4 apresentações de teatro, entre companhias locais e nacionais, além de ações formativas como debates com o público e uma oficina de elaboração de projetos na área de Direitos Humanos.

A Mostra tem o objetivo de unir a arte às temáticas relacionadas aos Direitos Humanos, com o intuito de oferecer ao público atividades que conversem sobre os atuais desafios para o pleno exercício desses direitos em uma sociedade marcada por tensionamentos de ordem social, econômica e cultural.

Realizada pela Amora Produções, com recursos da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc e apoio da Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba, a Mostra visa contribuir para fomentar, junto ao público, a compreensão de que o Teatro pode ser uma voz potente para as questões sociais, destacando o papel do artista nessas temáticas.

Todos os espetáculos serão exibidos no canal da Amora Produções no YouTube, às 19h, contando com debates com os artistas ao fim das apresentações. Confira a programação completa:

Programação completa

Quinta-feira – 13/05

15h. Oficina: Os desafios da execução dos projetos em Direitos Humanos: como elaborá-los?, com Djamere Braga (Mestre em Direitos Humanos, Políticas Públicas e Cidadania; graduada em Serviço Social pela Universidade Federal da Paraíba e bacharel em Direito pelo IESP/PB).

A oficina conta com 20 vagas e para participar basta se inscrever através do seguinte formulário: https://bit.ly/3vFawzX

19h. BR TRANS, com Silvero Pereira.

Idealizado pelo ator Silvero Pereira, o espetáculo tem como interesse temático o universo de travestis, transexuais e artistas transformistas brasileiros.

Sexta-feira – 14/05

19h. Desertores, do Coletivo de Teatro Alfenim.

Desertores é um experimento cênico livremente inspirado na peça inacabada “O declínio do egoísta Johann Fatzer”, de Bertolt Brecht.

Sábado – 15/05

19h. Dora, com Sara Antunes.

Com texto e direção de Sara, a peça é estruturada como um caleidoscópio fragmentado mesclando trechos de cartas, imagens de arquivos e relatos autobiográficos da atriz.

Domingo – 16/05

19h. Corpos Opacos, com Carolina Virgüez e Sara Antunes.

Duas freiras colombianas, paradoxalmente, encontraram o claustro no mosteiro de Santa Clara, a santa da luz. As atrizes Carolina Virgüez e Sara Antunes encontraram nessa premissa um argumento sólido no qual basearam uma performance cheia de nuances, referências, revelações e luzes.

Amora Produções

A produtora tem sede em João Pessoa-PB desde 2013, especializada em produções na área de Teatro, Cinema, Educação e Direitos Humanos, coordenada pela produtora Marcelina Moraes, tem o objetivo de contribuir com a realização de ações culturais com viés social e que apresentem debates importantes para uma sociedade mais justa e igualitária.

Para mais informações, acompanhe as redes sociais da Amora:

Instagram: @producoesamora

Facebook: Amora Produções

YouTube: Amora Produções

1ª Mostra de Teatro e Direitos Humanos, de 13 a 16 maio de 2021

Online e gratuita

Apoio: Governo do Estado da Paraíba, Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba. Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, Lei Federal no 14.017, de 29 de junho de 2020.

Realização: Amora Produções