Jornal Falando DHireito

Falando Dhireito é o jornal da Fundação Margarida Maria Alves, editado há dez anos. Nasceu de um outro boletim, chamado InterGrupos, realizado numa parceria entre a Fundação Margarida Maria Alves e as seguintes entidades: Comunidade Operária do Bairro das Indústrias, Associação Comunitária do Jardim da Mônica, Movimento de Promoção da Mulher, Comitê da Cidadania, Grupo Flor Mulher, Fórum de Reforma Urbana, Articulação Estadual de Políticas Públicas, Centro de Direitos Humanos Dom Oscar Romero e Movimento Cidadania e Segurança. Este boletim relatava todas as atividades dos grupos acompanhados.

Em 2004, quando a Fundação comemorava seus dez anos de existência, foi aprovado seu segundo projeto Trienal.  Nele, estava previsto o primeiro Programa de Comunicação da Fundação. Assim, surgiu o Jornal Falando DHireito e o site institucional.

Faça o download do Jornal da Fundação Margarida Maria Alves:

Falando DHireito – Maio, Junho e Julho de 2017

Baixe o Jornal em PDF

Falando DHireito – Fevereiro, Março e Abril de 2017

Baixe o Jornal em PDF

Falando DHireito – Julho, Agosto e Setembro de 2016

Baixe o Jornal em PDF

Falando DHireito – Abril, Maio e Junho de 2016

Baixe o Jornal em PDF

Falando DHireito – janeiro, fevereiro, março de 2016

Baixe o Jornal em PDF

Nesta edição: Inicio das aulas do Curso de Formação de Juristas Populares; Informes de atividades promovidas e nas quais a Fundação participou e dica sobre a implementação da lei anti-bullying.

Falando DHireito – julho, agosto, setembro e outubro de 2015

Baixe o Jornal em PDF

Nesta edição, a nova turma do Curso de Juristas Populares; o brechó e bazar #OcupeFundação; os 32 anos de morte de Margarida Maria Alves; a Marcha das Margaridas 2015 e as novidades ocorridas na comunidade de Muçumagro,

Falando DHireito – abril, maio e junho de 2015

Baixe o jornal em PDF

Nesta edição, o termino do Curso Direitos Humanos, Cidadania e Direito à Cidade; o artigo “Sobre as causas da criminalidade”; a parceria do TJPB com a FMMA no Projeto “Justiça na Comunidade”

Falando DHireito – janeiro, fevereiro e março de 2015

Baixe o jornal em PDF

Nessa edição, a parceria da FMMA com o SEDUO Guarabira no Projeto Juristas Populares no Enfrentamento ao Tráfico Humano;  os resultados da Campanha Pétala por Pétala; um perfil dos facilitadores de nosso curso de Direitos Humanos, Cidadania e Direito à Cidade.

Falando DHireito – agosto, setembro e outubro de 2014

Baixe o jornal em PDF

Nessa edição, uma matéria sobre a campanha de arrecadação de fundos da Fundação; artigo opinativo sobre Educomunicação; além de texto falando do I Seminário de Direito à Cidade, promovido pela Fundação.

Falando DHireito – maio, junho e julho de 2014

Leia o jornal Online

Fundação completa 20 anos na luta pelos Direitos Humanos na Paraíba; Vivências da equipe; Minha Experiência com a Fundação; Entrevista com Dr. José Ewerton Nóbrega; Depoimentos; Galeria de atividades; Fundação participa de Abril Pro Bem 2014; Curso de Direitos Humanos, Cidadania e Direito à Cidade encerra seu primeiro ano.

Falando DHireito – fevereiro, março e abril de 2014

Baixe o jornal em PDF

Fundação comemora 20 anos de existência e inicia campanha; Homenagem ao companheiro Ricardo Brindeiro; Encontro entre beneficiários da IAF fechou o ano de 2013; Projeto «Cidade Sustentável é Cidade Legal» é retomado em 2014, Beneficiários (as) produzem sabão e sabonete artesanal. Falando DHireito – julho, agosto e setembro de 2013

Baixe o jornal em PDF

Começam as atividades do projeto ‘Cidade Sustentável é Cidade Legal’; Fundação forma mais 25 Juristas Populares e busca parcerias; Cursistas fazem 1ª Ciranda em Guarabira e Intercâmbio; A morte de Margarida pela ótica de seu filho, Arimatéia Alves; Saiba mais sobre a campanha ‘Margarida na Memória’.

Falando DHireito – janeiro, fevereiro e março de 2013

Baixe o jornal em PDF

Rede de Juristas Populares chama atenção das autoridades para Mata do Xemxem; Rede investe no melhoramento do Sabão Ecológico; Retomada do Curso de Juristas em Guarbira.

Falando DHireito – setembro, outubro e novembro de 2012

Baixe o jornal em PDF

Curso de Formação de Juristas Populares 2012/2013 é iniciado; veja perfil da turma; O que o novo  Código Florestal guarda para o Brasil; Fundação forma 23 novos (as) Juristas Populares; Veja a demonstração do resultado do Exercício 2011; Rede entrega petição para Ministério Público de Bayeux; Conheça a nova estagiária de Direito da Fundação.

Falando DHireito – janeiro, fevereiro e março de 2012

Baixe o jornal em PDF

“O Curso de Formação de Juristas Populares me fez voltar a estudar”;  A polêmica das ONGs fraudulentas e de como influenciam no funcionamento das corretas; Guarabira conclui primeira turma do Curso de Formação de Juristas Populares; Fundação e Concern realizam curso “Legislação e Mecanismos do Direito”; Fundação avalia atividades de 2011 e planeja ações para 2012; Rede de Juristas muda funcionamento em seu último ano de projeto com Misereor.

Falando DHireito – agosto, setembro e outubro de 2011

Baixe o jornal em PDF

11ª Turma de Juristas Populares é concluída; começam atividades da 12ª edição; O Circo da violência via satélite; Cirandas de Direito levam Cidadania para quatro pontos da Grande João Pessoa; Balanço Patrimonial e Demonstração do Resultado do Exercício 201o são concluídos; Fundação arrecada cerca de R$8mil mo 2° Bazar da Primavera; Margarida Maria Alves é homenageada pela Associação Latino-Americana de Sociologia

Falando DHireito – maio, junho e julho de 2011

Baixe o jornal em PDF

1ª Ciranda de Direitos leva Cidadania para Muçumagro; O Supremo Tribunal Federal e o reconhecimento jurídico da União Homoafetiva; “Precisamos de outras Dorothys e Margaridas”, afirma irmã de Dorothy Stang; Mais uma etapa é vencida no Projeto de Regularização do Jardim Laranjeiras; Educação Ambiental marca atuação da Rede de Juristas na defesa do Meio Ambiente; Fundação e Sedup levam Curso de Formação de Juristas Populares para Guarabira

Falando DHireito – fevereiro, março e abril de 2011

Baixe o jornal em PDF

11a. turma do Curso de Juristas Populares reflete diversidade do trabalho com DH; Hoje eu vou “xingar” muito no Twitter! Redes Sociais e Racismo; “Educação para a Saúde e o Meio Ambiente chega à reta final; Começa primeira etapa do Levantamento Topográfico no Jardim Laranjeiras; Rede de Juristas Populares avalia atuação em 2010 e prepara atividades de 2011; Do luto à luta – a história de uma mãe contra a impunidade nos crimes de pistolagem.

Falando DHireito – julho, agosto e setembro de 2010

Baixe o Jornal em PDF

Em parceria com IAF, começa a 11a. edição do Curso de Juristas Populares; As minorias nas eleições brasileiras: expressão da democracia; Degradação Ambiental e Voto Consciente são temas do Encontro Estadual da Rede de Juristas Populares; “Educação para a Saúde e o Meio Ambiente” pode ser estendido e Jardim Laranjeiras começa nova fase; Novas estratégias de comunicação colocam Fundação em destaque; Como é estagiar na Fundação Margarida Maria Alves?

Falando DHireito – abril, maio e junho de 2010

Baixe o Jornal em PDF

Triênio da Rede de Juristas Populares foca preservação do Meio Ambiente; Redimindo a Assistencia no Pensamento e Prática dos Movimentos Sociais; Projeto de Regularização do Jardim Laranjeiras volta a progredir; Projeto “Educação para a Saúde e o Meio Ambiente” completa seis meses; Fundação organiza Bazar e Brechó Beneficente e arrecada mais de R$ 15 mil para fundo próprio; II Caminhada na Mata do Xemxem: Polícia Rodoviária Federal também polui.

Falando DHireito – novembro e dezembro de 2009

Baixe o Jornal em PDF

Rede Nacional de EJP encara o desafio de ampliar o acesso à Justiça no Brasil; Perspectivas para um acesso democrático ao poder judiciário; Brechó da Primavera promove consumo consciente; “Clube de Amigos” recruta doadores; BrazilFoundation aprova projeto com foco em educação ambiente em Bayeux; Equipe se capacita para gestão; Educação Ambiental marca triênio da parceira entre Fundação e Misereor; Comunicação também conta sucessos; Rede de Juristas discute plano emergencial para a Mata do Xemxem.

Falando DHireito – julho, agosto e setembro de 2009 – Edição Especial de 15 anos da Fundação

Baixe o Jornal em PDF

Fundação Margarida Maria Alves completa 15 anos na defesa dos DH; Conferencias: o que elas tem a ver com a sua cidadania?; Atuação dos Juristas Populares é fruto da entidade; Juristas celebram Dia do Meio Ambiente com Via Sacra e plantio de mudas nativas; Comunidade Unida encontra renda no Sabão Ecológico; Um litro de óleo contamina 1 milhão de àgua; Nova Diretoria da Fundação é eleita para dois anos e encara o desafio da sustentabilidade dos projetos; Direito Humano à Comunicação ganha conferência específica e entidades já se mobilizam em torno de propostas para o setor; Entidades de oito estados se reúnem na PB para discutir o acesso à Justiça no Brasil; Curso de Juristas inicia nova turma em seu décimo ano de projeto.

Falando DHireito – fevereiro, março e abril de 2009

Baixe o jornal em PDF

Curso de Formação de Juristas Populares – Curso comemora 10 anos em 2009 com quase 200 juristas formados; Direitos Humanos: caminho para sociedade livre, justa e solidária; Rede ganha 25 novos Juristas Populares em 2009 ; Rede de Juristas retoma educação ambiental em 2009 e prepara intervenção na Xemxem; Rede Nacional de Educação Jurídico Popular é consolidada em encontro em João Pessoa; Entidades encaminham cartas ao presidente Lula exigindo a distribuição gratuita da Constituição.

Falando DHireito – novembro e dezembro de 2008

Baixe o Jornal em PDF

Respeito às religiões não cristãs foi bandeira da Conferência Estadual de DH; Sexagenária: o muito que há por fazer pela Cidadania Universal; Santa Rita se mobiliza para criar Conselho do Idoso; Jurista Popular é novo vereador de Bayeux; Juristas Populares querem remobilizar a questão da Mata do Xemxem, em Bayeux; Rosângela é absolvida pelo Tribunal de Justiça; Lei Maria da Penha tem motivado mulheres a fazerem denúncias; Encontro Regional reúne em novembro experiências de capacitação jurídico popular de todo o nordeste; Rede de Juristas Populares perde Téo.

Falando DHireito – julho, agosto e setembro de 2008

Baixe o Jornal em PDF

Internação de adolescentes cresce 28% no Brasil, contrariando o que esperava o ECA; A silenciosa violência contra jovens; Fundação atendeu 2,9 mil pessoas no ano passado; Regularização Fundiária em Bayeux beneficia 620 famílias e renova esperança de comunidade; Juizados Especiais aderem ao E-Jus na PB; Via Sacra do Meio Ambiente mobiliza escolas de Tibiri.

Falando DHireito – abril, maio e junho de 2008

Baixe o Jornal em PDF

Ministério Público aprova contas de 2003 a 2006 da Fundação e elogia gestão; Nova turma de Juristas Populares reúne 14 entidades diferentes; Ministério aprova projeto para regularizar mil lotes e capacitar gestores públicos; Juiz determina que Rosângela vá a Júri Popular; Plano Diretor de João Pessoa ainda não seguiu para a Câmara; Rede de Juristas Populares celebra cinco anos e comemora avanços na democratização do Direito; Movimento de DH perde Israel Guedes.

Falando DHireito – janeiro, fevereiro e março de 2008

Baixe o Jornal em PDF

Forte Velho: empresário desafia Justiça e reabre viveiros de camarão sem liminar; Curso forma 23 novos Juristas e já se prepara para a edição 2008; Melhorar a comunicação é estratégia para se beneficiar com Responsabilidade Social; Forjus propõe discussão sobre Concessões Públicas através de Fórum Permanente; Meio Ambiente volta a ser foco de Juristas em 2008.

Falando DHireito – julho, agosto e setembro de 2007

Baixe o Jornal em PDF

Cinco fundações estão sendo investigadas pelo Ministério Público por desvio de recursos; Escolas de Santa Rita vão formar multiplicadores em coleta seletiva; Via Sacra do Meio Ambiente mobiliza 500 alunos; Procon entra na guerra em defesa do consumidor; Livros levam cultura a comunidade pobre.

Falando DHireito – janeiro, fevereiro e março de 2007

Baixe o Jornal em PDF

30 mil famílias não têm onde morar na PB; Fundação forma 17 novos Juristas; Avanços na multiplicação do direito marcam triênio da Fundação; Nova lei redefine prazo para Planos Diretores; Projeto de Lei que cria os agentes comunitários de justiça gera polêmica no 1° Encontro Nacional; Juiz pernambucano defende justiça gratuita e universalização das Defensorias Públicas.

Falando DHireito – outubro, novembro e dezembro de 2006

Baixe o Jornal em PDF

Custas judiciais na Paraíba ainda são as mais altas do Brasil; Paraíba tem um defensor público para cada 12,8 mil habitantes; Poluição de rio compromete saúde em Manguinhos; Ações penais em Santa Rita atrasam andamento da ação de Forte Velho; Meio de transporte precário prejudica Forte Velho; Acesso à justiça entra na pauta das entidades; Fundação lança Plano Trienal e Unesco aprova Curso de Juristas.

Falando DHireito – julho, agosto e setembro de 2006

Baixe o Jornal em PDF

Planos Diretores Participativos: Revisão na capital ainda foi iniciada; Caso Rosângela: Vítima de tortura é acusada de tentativa de homicídio; Fundação publica seu balancete de 2005; Controle social traz melhorias à “Maria de Nazaré”; É Pra Morar: Reformas começam e prosseguem até dezembro; Ação por usucapião coletivo em Mussumago tem nova juíza; Produção de caranguejo cai 75% em mague de Bayeux; “Só falta um tijolo de cada um de nós”: Fundação mobiliza para construção de auditório.

Falando DHireito – abril, maio e junho de 2006

Baixe o Jornal em PDF

Curadoria identifica falta de transparência em fundações; Comunidades virtuais fazem campanha contra DH; Mulheres em destaque na turma de Juristas em 2006; Paraibana ganha prêmio federal; Prefeitura de JP constói 1,6 mil casas e déficit cai 4%; Regularização fundiária online; Conselho investiga situação sócio-criminal em JP; Fundação faz parcerias para captar recursos.

Falando DHireito – janeiro, fevereiro e março de 2006

Baixe o Jornal em PDF

Custas judiciais na PB são as maiores do Brasil; Curso forma 20 novos juristas; Rede propõe mais articulação para projetos em 2006; Juristas levam cidadania ao rádio; Seminário discute relação Mídia x Direitos Humanos; Programa sobre Margarida ganha prêmio de Jornalismo; Encontro discute caminhos da Reforma Urbana no NE;

Falando DHireito – outubro, novembro e dezembro de 2005

Baixe o Jornal em PDF

I Encontro de Experiências em Educação Jurídico Popular – Leigos levam conhecimento às comunidades; Outorga Onerosa: Instrumento de Justiça Social?; Caso Márcia Barbosa – Juiz pede julgamento de Aércio; É pra morar – Curador convoca reunião; Metodologia da formação é um dos desafios; Juristas discutem edcação em DH; Associações mobilizam moradores para cidadania; Como montar uma associação?; Conferência Nacional das Cidades – Movimentos levam sete delegados; Flor Mulher ganha casa e amplia atendimento em 80%.

Falando DHireito – julho, agosto e setembro de 2005

Baixe o Jornal em PDF

Sumiço do processo “É Pra Morar”: Corregedoria encerra sindicância sem apontar responsável; Casa Branca: 70% do esgoto vai para Rio Sanhauá; Fundação muda de endereço e inicia captação de recursos; Lei cria sistema de moradia; Planos Diretores: Em um ano, 22 cidades da PB vão ter que elaborar; Conselho de DH fica sem sede e suspende reuniões; Primeira ação por usucapião coletivo é aberta na PB; Estacionamentos que eram “da justiça” viram Zona Azul.

FalandoDHireito – abril, maio e junho de 2005

Baixe o Jornal em PDF

Prefeitos alegam falta de recursos para moradia; Nova diretoria assume Fundação para dois anos; Cordaid envia 5 mil euros para captação de recursos; Fundação inicia seleção de advogado; Liminar garante posse de terreno em Forte Velho; Focoej aciona MP para liberação de estacionamentos; Índios e portadores de deficiência física estão na nova turma de Juristas Populares.

Falando DHireito – abril, maio, junho e julho de 2004

Baixe o Jornal em PDF

É pra morar? Relator inspeciona habitações do “Programa É pra Morar”; Direitos Humanos: uma má compreensão; Fórum entra em ação contra delegado; Cândida Magalhães fala sobre a Rede de Juristas; Comunidade protesta contra salinização de cacimbas; Direitos Humanos como causa primeira: Fundação Margarida Maria Alves completa 10 anos de luta; Relator nacional visita condomìnios populares; Rede de Mulheres traça linha de ação para 2004; Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres; Conferência Nacional de Direitos Humanos.

Falando DHireito – outubro, novembro e dezembro de 2004

Baixe o Jornal em PDF

Fundação Margarida Maria Alves realiza formatura da quinta turma do Curso de Formação de Juristas Populares; Reforma que não muda nada; Seminário defende mudanças no acesso à justiça; Juristas Populares concorrem às eleições municipais; Programa de rádio cumpre seu papel social; Pessoenses elegem novo prefeito e renovam 50% dos vereadores da Câmara Municipal; Nordeste lança seu primeiro Fórum Social em Recife; Encontro discute Habitação Popular em João Pessoa

Falando DHireito – agosto e setembro de 2004

Baixe o Jornal em PDF

Fundação Margarida Maria Alves festeja seu 10° aniversário; A Reforma Urbana depende de você; Fundação conquista nova parceria; FOCOEJ cumpre seu papel no controle do Judiciário; Campanha de mobilização pela Ética na Política; Fundação Margarida Maria Alves no período eleitoral; Rede de Juristas realiza encontros municipais; Eleita nova diretoria para o Conselho Estadual de DH; População de Alagoa Grande vai às ruas em protesto; O FOCOEJ, diante dos 21° ano da morte da sindicalista Margarida Maria Alves, lançou, em agosto, uma carta aberta ao povo brasileiro.

InterGrupos – agosto, setembro e outubro de 2003

Baixe o Jornal em PDF

Impunidade na travessia dos tempos; Alcântara vence sua primeira batalha; Aticulação promove seminário; 20 anos de impunidade; Fundação seleciona estagiário; Encontro reúne público feminino; Flor Mulher homenageia Sant’Ana; Cursistas criam Rede de Juristas Populares; Casa e trabalho para moradores da comunidade do Engenho São Paulo; Paraíba se prepara para 1a. Conferência Nacional das Cidades; AMFV – Associação de Moradores de Forte Velho; Carta de adesão ao Fórum Permanente de Debate sobre Acesso a Direitos e Justiça.

InterGrupos – maio, junho e julho de 2003

Baixe o Jornal em PDF

Informes de Alcântara; E a luta continua…; Flor Mulher realiza assembléia; Grupos estruturam encontro; Fome e sede de justiça; É pra morar?; Mulheres de Fibra; Aniversário da luta contra injustiça social; Sociedade Cultural Posse Nova República

InterGrupos – outubro, novembro e dezembro de 2002

Baixe o Jornal em PDF

Cidadania e Direitos Humanos; Estamos de Luto; Fórum Estadual de Reforma Urbana; ASCOJAM – Associação Jardim da Mônica – Alto do Mateus; COBI – Comunidade Operária do Bairro das Indústrias; Articulação Estadual de Políticas Públicas; Associação Maria de Nazaré – Funcionários III; MCS – Movimento Cidadania e Segurança; Grupo Flor Mulher; Comitê da Cidadania; Movimento de Promoção da Mulher (MPM) – Casa Maria Preta; Rede de Mulheres em Articulação da Paraíba; Avaliação Institucional e Planejamento; Encerramento do Curso de Formação de Juristas Populares; DHInternacional; Xote Ecológico.

InterGrupos – julho, agosto e setembro de 2002

Baixe o Jornal em PDF

Editorial; Canção para Margarida; Articulação Estadual de Políticas Públicas; Grupo Flor Mulher; MCS (Movimento Cidadania e Segurança); Movimento Promoção da Mulher (MPM) – Casa Maria Preta; Comitê da Cidadania; Fórum Estadual de Reforma Urbana; COBI (Comunidade Operária do Bairro das Indústrias); ASCOJAM (Associação Jardim da Mônica – Alto do Mateus); Associação Maria de Nazaré – Funcionários III; Capacitação; Agenda.