Juristas produzem programas de rádio sobre direito e cidadania

06.12.2005

Levar informação e sensibilizar a população acerca das lutas e temáticas que estão sendo desenvolvidas pelos Juristas Populares em suas comunidades. Este é o objetivo do programa de rádio Juristas Populares Construtores e Construtoras da Cidadania que desde o fim de outubro está sendo produzido pelos Juristas.
Com duração não determinada, os programas estão sendo elaborados por série e distribuídos com todas as comunidades em que os Juristas atuam e que têm rádio. A primeira série envolve temáticas sobre o meio ambiente e sua preservação, como a importância dos manguezais, a água como um direito humano e os rios, o lixo e a coleta seletiva. Eles visam a melhoria da qualidade de vida da população através da informação.

A periodicidade de veiculação será determinada por cada rádio que irá inserir os programas em sua grade de programação da melhor forma possível. Porém, a idéia é que os programas possam ser veiculados no mínimo uma vez por semana em cada rádio.
Para elaboração de cada programa, os Juristas realizam pesquisa sobre os temas e apresentam o material que é coletivamente selecionado e discutido para a montagem dos roteiros. “A proposta é que ainda este ano os Juristas possam elaborar a primeira série completa para que os programas possam ser veiculados durante dezembro e janeiro para só em março retomarem a produção das próximas séries”, afirma Cândida Magalhães, técnica da Fundação que acompanha três dos núcleos da Rede de Juristas Populares.