A partir da promulgação do Estatuto da Cidade, foi sendo progressivamente consolidado pelo Instituto Pólis com o apoio de diversos parceiros, um conjunto de instrumentos de capacitação e referência cujo enfoque principal é o Estatuto da Cidade e seus instrumentos. O material foi agregado em um conjunto pedagógico único: o *Kit das Cidades. *

O *Kit das Cidades* mostra de várias formas as novas oportunidades para a implementação da pauta da Reforma Urbana, no sentido de garantir o direito às cidades a todos os que nelas vivem. De fundamental importância é a diversidade dos instrumentos, reconhecendo as várias maneiras de aprendizado: por meio da leitura, da visão, da audição, da vivência, do movimento. O Kit permite também uma aproximação progressiva ao Estatuto da Cidade, com materiais pedagógicos mais simplificados e mais aprofundados.

A primeira edição do Kit das cidades esgotou-se em pouco tempo. Como a demanda permaneceu grande, foi feita uma segunda edição, construída a partir do monitoramento da aplicação e do impacto da primeira edição do Kit. O kit contou com o apoio da FAPESP, do Lincoln Institute of Land Policy, da Oxfam, da Friedrich Ebert Stiftung e da CAIXA.

Alguns instrumentos foram revistos, outros agregados, procurando dar focos específicos a alguns temas e adaptar o Kit às mudanças recentes na política urbana no Brasil.

Duas temáticas foram aprofundadas nessa segunda edição: a Gestão Social da Valorização da Terra e o Plano Diretor.

* Materiais que compõe a segunda edição do “Kit das Cidades”:

Manual do Capacitador
A publicação “Estatuto da Cidade – um guia para os municípios e cidadãos”
A Publicação “Regularização da Terra e Moradia – O Que É e Como Implementar
O Gibi “Rio das Pás”
DVD das Cidades ou o Vídeo das Cidades
Cd com vinhetas de rádio
O “Jogo do Estatuto da Cidade” – três jogos diferentes
A cartilha: “Vamos Mudar Nossas Cidades”
O Caderno Pólis n.9: “Gestão Social da Valorização da Terra”
A Carta para a Implementação do Estatuto da Cidade – FNRU
O “Caderno de Propostas – Métodos e atitudes para facilitar Reuniões participativas” – coordenadoria do Orçamento Participativo da Prefeitura do Município de São Paulo e Fundação Friedrich Ebert/ILDES
A Cartilha: “Estatuto da Cidade – o jogo tem novas regras” do CREA – MG
O Boletim “Dicas” do Instituto Pólis n° 221 sobre Plano Diretor

* Distribuição do Kit das Cidades *

O “KIT DAS CIDADES” é doado para instituições ou para multiplicadores que farão atividades de capacitação utilizando este material. A solicitação pode ser feita através de uma ficha no site www.polis.org.br ou pelo e-mail: urbanismo@polis.org.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *