Juristas Populares debatem situação da Mata do Xemxem e dos manguezais em Bayeux

03.07.2007

A situação de degradação da Mata do Xenxen e as condições em que sobrevivem os mangues da cidade de Bayeux estão no foco das discussões do Encontro Municipal de Juristas Populares, no próximo dia 8 de julho. Eles vão debater com a comunidade como anda a relação entre a preservação do meio ambiente, as questões sociais e a qualidade de vida na região. Na programação, também estão contemplados a questão dos esgotos a céu aberto e o destino do lixo produzido em Bayeux.

O assunto começou a ser debatido pelos Juristas Populares no encontro de Santa Rita, realizado no dia 10 de junho, e terá prosseguimento no encontro de João Pessoa, programado para o próximo dia 14, com foco na preservação dos rios e nascentes. O evento vai reunir os Juristas Populares de Bayeux e também a comunidade, incluindo professores e alunos de escolas públicas, e entidades que trabalham com meio ambiente, além de representantes do poder público.

O encontro está sendo realizado através de uma parceria entre a Fundação Margarida Maria Alves (através do Núcleo de Juristas Populares de Bayeux), o Colégio Paulo Freire e a Escola Estadual Professor Antonio Gomes. O trabalho em conjunto começou durante o Dia Mundial do Meio Ambiente, 6 de junho, quando os Juristas promoveram uma faxina na Praça da Paz, no Mario Andreazza, junto com os escoteiros e alunos da escola Antonio Gomes, onde será realizado o encontro.

A técnica da Fundação, Candida Moreira, que acompanha a Rede de Juristas Populares, avalia que a programação de atividades em torno da questão do meio ambiente já está dando resultados, já que em Santa Rita foram feitos encaminhamentos práticos. Lá, os Juristas e as escolas municipais do bairro de Tibiri estão mobilizando um trabalho de educação ambiental. “Além disso, estamos produzindo um documento para que o poder público tome conhecimento oficial de nosso desejo de que seja implantada uma política pública de defesa do meio ambiente na cidade”, relata.

Serviço
Evento: Encontro Municipal de Juristas Populares de Bayeux
Local: Escola Estadual Professor Antonio Gomes, Rua Antônio Gomes, Mário Andreazza
Data: 8 de julho
Horário: 8h às 18h

PROGRAMAÇÃO
8:00 Abertura
8:20 Apresentação Cultural
9:00 A Situação e os Desafios da Preservação dos Rios e Manguezais de Bayeux
Facilitadores: Dr. João Batista (Juiz) e José Firmino Mendes (Jurista Popular), Professores Ariosvaldo Alves de Oliveira e Edielson
9:40 Debate
10:20 Vídeo Sobre Crimes Ambientais e o Agro-Negócio
Facilitador: Padre Afonso
11:00 Debate
12: Almoço
12:25 Painel Fotográfico sobre a realidade Ambiental de Bayeux
13:30 O Tratamento Adequado do Lixo e a Saúde Pública
Facilitadores: Maria das Mercês Gouveia Silveira (Coordenadora do Programa de Saúde da Família), Maria de Fátima Luiz de Souza (professora da Escola Paulo Freire) e um representante da Emlur
14:00 Debate
14:40 A Mata do Xenxen Pede Socorro: Desafios da Preservação das Matas
Facilitadores: Professores Ariosvaldo Alves de Oliveira e Edielson e um representante da Polícia Florestal
15:00 Debate
15:40 Os Esgotos a Céu Aberto – Realidade Cotidiana de Bayeux
Facilitadores: Claudiana Leal (Professora do CEFET/PB) e representante da
Cagepa, com apresentação do Programa de Saneamento Ambiental para Bayeux
16:10 Debate
16:40 Trabalho em grupos e construção de Propostas.
17:20 Socialização das propostas.
18:00 Apresentação cultural e Encerramento.