Com a promessa de dar início a uma série de atividades não apenas em João Pessoa, mas também em Patos, Cajazerias, Sousa e Campina Grande, foi instalado neste dia 20 o Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos. A formalização do Comitê aconteceu em solenidade no auditório da reitoria da Universidade Federal da Paraíba, mas a entidade vai funcionar no Núcleo de Direitos Humanos, um prédio recém construído ao lado da Central de Aulas.
O Comitê pretende difundir a discussão sobre os direitos humanos em diversos espaços de educação no estado. Ele é resultado de um longo processo de revisão do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, que teve início no ano passado, quando foi realizado um seminário para propor novas diretrizes para o documento. A discussão foi ampliada durante o Encontro Interamericano de Educação em Direitos Humanos, realizado em Brasília e para o qual a Fundação foi convidada por ser uma referência no setor.
Uma das representantes da Fundação no comitê, a advogada Anna Izabella Chaves, conta que a entidade vai compor a comissão de Educação Não Formal, previsto pelo Plano. A colocação é resultado da experiência da Fundação no projeto de formação jurídico popular, com o Curso de Formação de Juristas Populares, já reconhecido nacionalmente. “Estar no comitê é mais um reconhecimento do trabalho que fazemos na Fundação e que ele pode ser ampliado por outras entidades”, acredita a advogada.
Entre as primeiras ações do comitê consta um curso de capacitação para educadores e gestores de educação, com o objetivo de sensibilizar este público e dar-lhe instrumentos para trabalharem com os direitos humanos dentro de sala de aula. Além disso, haverá também uma capacitação para os próprios membros do comitê, uma forma de nivelar os conhecimentos da entidade, e a criação de um balcão de direitos, que deve ser mantido com o trabalho de alunos do curso de Direito da UFPB. O trabalho será realizado através de uma parceria com o Ministério da Educação e a Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República.