Forte Velho terá atividade de limpeza do Rio Paraíba nesta quinta (4), com Projeto Pescando Lixo

03.11.2010

Panfleto informará sobre os problemas do descarte inapropriado do lixo

A poluição do Rio Paraíba é um dos principais problemas enfrentados pelos moradores de Forte Velho, em Santa Rita, que possui grande apelo turístico por causa de suas belezas naturais e importância histórica.

É por causa disso que o Núcleo de Juristas Populares de Forte Velho irá promover, na manhã desta quinta-feira (4), em parceria com a Rede de Juristas Populares e a Fundação Margarida Maria Alves, o Projeto Pescando Lixo. Literalmente, o projeto prevê a retirada dos dejetos lançados no Rio Paraíba como forma de alertar e conscientizar a população, que tira seu sustento do próprio rio,  para a importância de manter o local limpo.

A iniciativa já teve resultados em 2009, quando foi realizada a primeira versão do projeto. Neste ano, a Rede espera a participação de colégios locais e outras entidades de defesa dos Direitos Humanos e do Meio Ambiente para fortalecer a ação. José Marcos Salgueiro, técnico responsável pela Rede de Juristas, espera a presença de cerca de 200 pessoas, entre moradores e convidados.

As atividades do projeto Pescando Lixo começarão às 9h de amanhã (4), em Forte Velho, com o acolhimento dos (as) participantes. Em seguida,  o Jurista Popular Luís Gonzaga orientará os (as) participantes acerca do Projeto, e os dividirá em grupos para a retirada do lixo do Rio Paraíba. Esse lixo será removido para carros de coleta adequados e, depois, transportados para os aterros sanitários.  Na ocasião, também serão distribuídos panfletos informativos acerca da importância da preservação do Meio Ambiente.