Margarida Maria Alves é homenageada em evento científico e Fundação participa de Mesa Redonda

11.09.2011

Stand da Fundação no XXVIII ALAS Recife

Por Andréia Martins

Na última sexta-feira (9), em Recife, a programação do XXVIII Congresso da Associação Latino Americana de Sociologia (ALAS) ficou mais florida.  Participando de uma Mesa Redonda em homenagem à Margarida Maria Alves e tendo exposto material durante os dias 8, 9 e 10, a Fundação marcou presença e divulgou seu trabalho de luta pela defesa dos Direitos Humanos.

A homenagem do dia 9 começou com uma mística apresentada por integrantes do MST, representando o trabalho, a luta e a morte de Margarida.

Integrantes do MST homenageiam Margarida Maria Alves

Enquanto isso, panfletos, folderes e jornais da Fundação foram distribuídos, convidando os transeuntes para participar da Mesa.

Participantes da Mesa em homenagem à Margarida Maria Alves

Sob a coordenação de Monica Rodrigues Costa, a Mesa contou com a participação de Rosineide de Lourdes Meira Cordeiro, Pamela Caro, do Chile, Alexandre Guedes como representante da Fundação, e Maria Severina de França da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco (FETAPE).

O objetivo do debate foi expor a trajetória da luta de Margarida como pilar para a garantia dos direitos dos (as) trabalhadores (as) e das mulheres. Também foram relatadas experiências na Marcha das Margaridas e outros eventos de promoção dos movimentos sociais, além de reflexões acerca da impunidade do Caso Margarida.

As atividades do ALAS continuaram até o sábado (10), e homenageram também Paulo Freire, Gilberto Freyre, a cidade do Recife e Celso Furtado. O próximo encontro está previsto para acontecer em 2013, no Chile.