Estão abertas as inscrições para a oficina “A Violação dos Direitos Humanos na Ótica do Cinema”, que será ministrada por Thamara Duarte (Jornalista e Mestranda em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas na UFPB), nos dias 14 e 15 de Outubro de 2014, no horário das 09:00 às 11:00 horas, no SESC Centro João Pessoa. A atividade faz parte do projeto CineSesc 2014.
Na oficina Thamara destacará a discussão a respeito de filmes que foram premiados no I Festival de Curtas-metragens em Direitos Humanos (SP). A metodologia utilizada na oficina será a utilização de documentários que registram os momentos que antecederam o golpe de 1964.
A ideia do CineSesc é repetir o mesmo ritmo de encontro direto com o público cinéfilo pessoense verificado durante a realização da primeira etapa, quando estiveram em evidência figuras como Marcélia Cartaxo, Bertrand Lira, João Paulo Palitot, Daniel Rosas, Soia Lira, Kassandra Brandão, entre tantos outros. O temário escolhido para este ano, está de acordo com a visão de técnicos, cineastas, artistas, públicos de diferentes perfis sociais e toda uma comunidade que milita no movimento audiovisual pessoense.
A iniciativa visa movimentar as propostas culturais em torno da área de cinema. O Setor de Cultura do Sesc Centro João Pessoa fica localizado na Rua Desembargador Souto Maior, 281. Para mais informações os interessados podem entrar em contato através dos números (83) 32083158 e 99960183.
Serviço
OFICINA: A Violação dos Direitos Humanos na Ótica do Cinema
LOCAL: Auditório do SESC Centro
DATA: 14 e 15 de Outubro de 2014
HORÁRIO: 09:00 às 11:00 horas
MINISTRANTE: Thamara Duarte
OBJETIVO: Discussão a respeito de filmes que foram premiados no I Festival de Curtas-metragens em Direitos Humanos (SP).
METODOLOGIA: Serão utilizados documentários que registram os momentos que antecederam o golpe de 1964.
CURRÍCULO: Thamara Duarte é Jornalista e Mestranda em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas na UFPB.
Confira o resto da programação da segunda etapa do CineSesc 2014:
Oficina: Produção de Curta-metragem
Data: 14 a 17/10
Horário: 15h às 17 horas
Ministrante: Ana Bárbara Ramos
Objetivo: A oficina é uma ação introdutória à produção, tendo o objetivo de capacitar todos os interessados em audiovisual sobre os passos indispensáveis para a realização de um filme de curta duração, abordando desde a captação de recursos até as filmagens.
Oficina: Iniciação à Linguagem do Cinema
Data: 14 a 17/10
Horário: 19 às 21 horas
Ministrante: Renato Félix
Objetivo: Fazer um panorama ilustrado das técnicas básicas que o cinema usa para a sua linguagem.
Oficina: Introdução ao Desenho da Produção Audiovisual
Data: 21 a 24/10
Horário: 08 às 10 horas
Ministrante: Durval Leal
Metodologia: A oficina começa a partir da ideia e conclui na finalização e exibição do produto, perpassando pela composição da equipe, formatação do projeto, locação das filmagens e gravação.
Oficina: Direção de Fotografia para Cinema
Data: 21 a 24/10
Horário: 10 às 12 horas
Ministrante: Leandro Cunha
Metodologia: Todas as etapas concernentes à produção de imagens para um roteiro cinematográfico, como mecanismos de visão, estética, equipamentos, movimento de câmera, operação e set up serão tratados na oficina.
Oficina: Roteiro de Ficção e Documentário
Data: 30 e 31/10
Horário: 10 às 12 horas
Ministrante: Pablo Maia
Objetivo: Aguçar, difundir e exercitar na prática o exercício da criação de roteiros em suas diversas vertentes.
Oficina: A Literatura como Protagonista do Cinema Norte-americano
Data: 30 e 31/10
Horário: 14 às 16 horas
Ministrante: Anne Fernandes
Objetivo: Discutir como a literatura é configurada nos filmes “O Leitor” e “A Menina que Roubava Livros”, que por meio do intercâmbio entre a literatura e o cinema. Abordam estórias contadas tendo como ponto central a literatura, além de apresentar os desdobramentos que o acesso à leitura e ao conhecimento pode gerar no ser humano.
Palestra: Curta-metragem: do Roteiro à Edição
Ministrante: Bertrand Lira
Data: 28/10
Horário: 14 às 16 horas
Sinopse: Uma consideração a respeito da expressão da linguagem do cinema na estética, por meio do curta-metragem.