Definida composição do Conselho Nacional de Promoção e Igualdade Racial

04.11.2014

A Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial(Seppir) tornou público o resultado final da habilitação das entidades da sociedade civil candidatas a integrar o Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial. A decisão, publicada no Diário Oficial da União (DOU) na última segunda-feira (30), valerá para o biênio 2014 – 2016.

A seleção escolheu 46 entidades divididas em 12 categorias como: organização geral do movimento negro, mulheres, comunidades tradicionais de matriz africana, juventude, LGBT, trabalhadores, temática, comunidades ciganas, comunidade judaica, comunidade árabe, povos indígenas e comunidades quilombolas.

A lista completa das entidades pode ser acessada diretamente no DOU (clique aqui).

O Conselho Nacional de Políticas de Igualdade Racial (CNPIR) é um órgão colegiado, de caráter consultivo e integrante da estrutura básica da Seppir. O órgão tem como finalidade propor, em âmbito nacional, políticas de promoção da Igualdade Racial com ênfase na população negra e outros segmentos raciais e étnicos da população brasileira.

Além do combate ao racismo, o CNPIR tem por missão propor alternativas para a superação das desigualdades raciais, tanto do ponto de vista econômico quanto social, político e cultural, ampliando, assim, os processos de controle social sobre as referidas políticas.

Fonte: Portal Brasil