Aconteceu nesta segunda-feira, 11, visita dos cursistas do Curso de Formação de ‘Juristas Populares’ ao Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba. A atividade fez parte de mais uma edição do “Projeto Conhecendo o Judiciário” do TJPB, que tem como coordenador o desembargador Leandro dos Santos.
A visita iniciou-se com a recepção dos cursistas na sala de sessões do Tribunal Pleno, no Anexo Administrativo “Desembargador Archimedes Souto Maior”, e seguiu nas dependências do órgão com o desembargador mostrando documentos, artefatos e salas históricas do prédio.
O desembargador Leandro do Santos realçou a importância desta edição do Projeto por contar com um público diferenciado. “Pessoas que não são estudantes universitários de Direito, nem do Ensino Médio, mas, sim, da comunidade de um modo geral. São pessoas que integram a Fundação Margarida Maria Alves como julgadores populares. A gente vê um aspecto peculiar nesse encontro que é presença de um público que representa as minorias, os excluídos da sociedade e que estão em luta por processos de conscientização”, afirmou.
“Tivemos, aqui, manifestações de um professor, de um catador de lixo, de um transgênero, que faz com que o Projeto se enriqueça muito, quando se tem o perfil de todas as pessoas da sociedade. O grande intuito desse Projeto é levar informações do Judiciário não para um público-alvo específico, mas para todos os segmentos da sociedade”, finalizou o magistrado.
A advogada e colaboradora da Fundação Margarida Maria Alves, Domícia Pessoa, apontou que “a maior relevância do Projeto Conhecendo o Judiciário é permitir uma maior aproximação da população com o Judiciário, por ser um órgão conhecido como algo intangível, místico e distante da sociedade. Quando se abre as portas e o espaço para nos ouvir, com direito a voz, fala, isso nos propicia uma ideia de igualdade e desmistificação que têm o Direito e o Tribunal. Acredito que a partir de agora os participantes já vão olhar o Judiciário de uma outra forma”.
Já a transgênero Josy Silva, assessora técnica do Centro de Cidadania LGBT de João Pessoa, ressaltou que “foi um momento ímpar. Estou representando toda essa população, que luta em prol de seus direitos. Todo esse aprendizado e as dúvidas, aqui tiradas, vou levar para minha população”. O catador de material reciclável Reginaldo Batista do Nascimento Filho disse que “o encontro foi muito esclarecedor, inclusive serviu para tirar dúvidas acerca de direitos da categoria”.
O Projeto Conhecendo o Judiciário é uma ação promovida pelo TJPB e completou em agosto 04 anos de existência, tem como o objetivo aproximar a sociedade, em especial estudantes de direito, da entidade promovendo um diálogo e desmistificação do papel do Tribunal. Para mais informações sobre a atividade e marcações de visitas é só ligar para (83) 3216-1400.
Confira abaixo galeria de imagens da visita e no link um vídeo sobre o projeto: