Acontece de 15 de abril a 20 de maio as inscrições para o projeto de extensão “A Pós-graduação em Ciências Jurídicas e a sociedade civil”, promovido pela Universidade Federal da Paraíba. A proposta é convocar mestrandos/as e doutorandos/as do Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas da UFPB (PPGCJ), que ainda não qualificaram seus projetos de dissertação e de tese, interessados/as em reforçar os aspectos metodológicos dos seus projetos, quanto às suas problematizações, aos seus objetivos e às suas hipóteses.
Para efetuar a inscrição, os/as interessados/as devem entrar em contato com a comissão organizadora pelo e-mail ufpbdireitocomcidadania@gmail.com. Em seguida, receberão automaticamente um formulário virtual pelo qual deverão se inscrever. No ato da inscrição, além dos dados de contato, os/as candidatos/as deverão informar o título do projeto; a área de concentração e a linha de pesquisa; a disponibilidade, bastando que ser um dia e um turno por mês e anexar o projeto.
Não há processo seletivo e nem avaliação prévia dos projetos por tratar-se de uma convocação livre e de adesão voluntária para participação nas atividades, que serão realizadas no Centro de Ciências Jurídicas, podendo ser em outro lugar a depender da vontade e da disponibilidade dos/as interessados/as.
Segundo Vera Rodrigues, representante da Fundação Margarida Maria Alves no projeto, “a participação de nossa entidade em um projeto de extensão como esse visa fortalecer a integração das ações desenvolvidas na Universidade com a sociedade civil organizada. Nossa atuação, além de discutir as temáticas pertinentes, é de auxiliar na articulação e participação de outras ONGs e movimentos sociais, de modo que esses possam expor diretamente suas demandas, a serem consideradas nos projetos, e fortalecer o impacto social das pesquisas”.
Concebido com o objetivo de fortalecer o diálogo entre a universidade e a sociedade civil, o projeto busca gerar interação de ideias entre os mestrandos/as e doutorandos/as e os/as representantes dos atores e das camadas sociais atingidos/as pelos estudos acadêmicos através de rodas de diálogo. Assim, espera-se facilitar uma adequação desses projetos às demandas dos diversos atores sociais impactados. Outro objetivo é capacitar os estudantes sobre metodologia de pesquisa em ciências sociais e a sociedade civil na replicação do conteúdo dos projetos na comunidade.
A atuação no projeto envolve participação em 3 (três) oficinas preparatórias, sendo uma por mês; 3 (três) oficinas de capacitação, sendo uma por mês; 3 (três) rodas de diálogo, sendo uma por mês; 1 (uma) oficina de avaliação final; na orientação e na adequação de todos os aspectos metodológicos dos projetos de dissertação e de tese e na orientação na redação da introdução das dissertações e das teses.
O projeto é organizado pelo professor Fernando Joaquim (Centro de Ciências Jurídicas/UFPB), a professora Alessa Souza (Centro de Ciências Aplicadas e Educação/UFPB) e conta com a participação dos professores Gustavo Batista e Jailton Macena (Centro de Ciências Jurídicas/UFPB), da equipe da Fundação de Defesa de Direitos Humanos Margarida Maria Alves, Durval Leal (Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários) e mestres, mestrandos/as, doutorandos/as e graduandos/as vinculados/as à área de Ciências Jurídicas e Sociais.
Você pode baixar o edital de chamada clicando AQUI. Maiores informações podem ser obtidas pelo e-mail: ufpbdireitocomcidadania@gmail.com ou pelo perfil do projeto no Instagram: @direitocomcidadania