Ciclo de Debates sobre Direitos Humanos resgata memória de nomes relevantes do catolicismo brasileiro

03.05.2021

Promover o conhecimento na temática dos direitos humanos através do resgate da memória de quatros nomes do catolicismo brasileiro em interface com as lutas contemporâneas de resistência e luta. Esse é objetivo do  Ciclo de Debates Direitos Humanos: Resgatando memórias para esperançar, alimentar e fortalecer na luta, promovido pela Escola de Fé e Politica Dom Pedro Casaldáliga e a Fundação de Defesa dos Direitos Humanos Margarida Maria Alves nos dias 04, 11, 18 e 25 de maio, às 19:30, de forma remota no canal da Fundação Margarida Maria Alves pelo link bit.ly/CicloDH.

A questão e a luta pelos direitos humanos estiveram presentes na vida e no exercício pastoral dos homenageados desde sempre. Dom José Maria Pires, Dom Helder Câmara, Dom Evaristo Arms e Dom Pedro Casaldáliga comungaram com as ideias e pensamentos presentes no Concilio Vaticano, numa opção pelos pobres e excluídos de uma sociedade alicerçada no lucro.

Segundo Raquel Alvarenga. organizadora do evento, “a luta pela terra, reforma agraria, moradia, liberdade politica, causa indígena, demarcação da terra e tantas outras que permearam a vida dessas pessoas continuam presentes na sociedade contemporânea, dai a necessidade de nos alimentar com suas histórias para construção de resistência, tendo como parâmetro a dignidade humana, a justiça social, que necessariamente passa pela efetivação dos direitos humanos”.

O Ciclo contará com diversos convidados/as que lembrarão a trajetória dos homenageados e a relacionarão com o momento presente brasileiro. Confira a programação completa.

Programação

04 DE MAIO

Tema: Dom Jose Maria Pires – um pastor ao lado do povo na luta pela terra

Palestrantes: Luíz Couto (professor universitário, sacerdote católico e político filiado ao Partido dos Trabalhadores)  e Gleyson Ricardo (Movimento de Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos)

Mediadora: Raquel Alvarenga (Escola de Fé e Politica Dom Pedro Casaldáliga)

11 DE MAIO

Tema: Dom Helder Câmara – Uma voz que clama a favor dos/as excluídos

Palestrantes: Padre José Ernanne Pinheiro (integrante da comissão de Justiça e Paz de Brasília; assessor da CNBB; Fundador e diretor do Centro de Estudos de Fé e Politica Dom Helder Câmara até o ano de 2019, assessor de Dom Helder na Arquidiocese de Olinda e Recife) e Rossana Holanda (Associação de Mulheres do Porto do Capim)

Mediador: Marcelo Soares (FMMA)

18 DE MAIO

Tema: Dom Evaristo Arms – a vida em primeiro lugar

Palestrantes: Padre Luiz Antônio Oliveira (ordenado em 1975 na Arquidiocese de São Paulo por Dom Paulo Evaristo Arns. Foi Reitor do SERENE II e do Seminário Arquidiocesano da Paraíba. Atualmente é Pároco da Paróquia Menino Jesus de Praga) e Alexandre Guedes (Presidente da FMMA)

Mediadora: Djamere Braga (FMMA)

25 DE MAIO

Tema: Dom Pedro Casaldáliga – Lutando contra todas as cercas

Palestrantes: Helena Tavares (Jornalista e biógrafa de Dom Pedro Casaldaliga) e João Irineu de França Neto (Animador cultural das CEBs, pastorais sociais e movimentos populares, como o Movimento Indígena)

Mediador: Wigne Nadjare (Militante dos Direitos Humanos, Assessor da Escola de Fé e Politica Dom Pedro Casaldáliga, integrante da 1º Turma do Centro de Estudos de Fé e Politica Dom Helder Câmara).

SERVIÇO

Ciclo de Debates Direitos Humanos: Resgatando memórias para esperançar/alimentar/fortalecer na luta

Dias: 04, 11, 18 e 25 de maio

Horário: 19:30

Local: Canal no Youtube da Fundação Margarida Maria Alves

Link: bit.ly/CicloDH