Promover o conhecimento na temática dos direitos humanos através do resgate da memória de quatros nomes do catolicismo brasileiro em interface com as lutas contemporâneas de resistência e luta. Esse é objetivo do Ciclo de Debates Direitos Humanos: Resgatando memórias para esperançar, alimentar e fortalecer na luta, promovido pela Escola de Fé e Politica Dom Pedro Casaldáliga e a Fundação de Defesa dos Direitos Humanos Margarida Maria Alves nos dias 04, 11, 18 e 25 de maio, às 19:30, de forma remota no canal da Fundação Margarida Maria Alves pelo link bit.ly/CicloDH.
A questão e a luta pelos direitos humanos estiveram presentes na vida e no exercício pastoral dos homenageados desde sempre. Dom José Maria Pires, Dom Helder Câmara, Dom Evaristo Arms e Dom Pedro Casaldáliga comungaram com as ideias e pensamentos presentes no Concilio Vaticano, numa opção pelos pobres e excluídos de uma sociedade alicerçada no lucro.
Segundo Raquel Alvarenga. organizadora do evento, “a luta pela terra, reforma agraria, moradia, liberdade politica, causa indígena, demarcação da terra e tantas outras que permearam a vida dessas pessoas continuam presentes na sociedade contemporânea, dai a necessidade de nos alimentar com suas histórias para construção de resistência, tendo como parâmetro a dignidade humana, a justiça social, que necessariamente passa pela efetivação dos direitos humanos”.
O Ciclo contará com diversos convidados/as que lembrarão a trajetória dos homenageados e a relacionarão com o momento presente brasileiro. Confira a programação completa.
Programação
04 DE MAIO
Tema: Dom Jose Maria Pires – um pastor ao lado do povo na luta pela terra
Palestrantes: Luíz Couto (professor universitário, sacerdote católico e político filiado ao Partido dos Trabalhadores) e Gleyson Ricardo (Movimento de Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos)
Mediadora: Raquel Alvarenga (Escola de Fé e Politica Dom Pedro Casaldáliga)
11 DE MAIO
Tema: Dom Helder Câmara – Uma voz que clama a favor dos/as excluídos
Palestrantes: Padre José Ernanne Pinheiro (integrante da comissão de Justiça e Paz de Brasília; assessor da CNBB; Fundador e diretor do Centro de Estudos de Fé e Politica Dom Helder Câmara até o ano de 2019, assessor de Dom Helder na Arquidiocese de Olinda e Recife) e Rossana Holanda (Associação de Mulheres do Porto do Capim)
Mediador: Marcelo Soares (FMMA)
18 DE MAIO
Tema: Dom Evaristo Arns – a vida em primeiro lugar
Palestrantes: Padre Luiz Antônio Oliveira (ordenado em 1975 na Arquidiocese de São Paulo por Dom Paulo Evaristo Arns. Foi Reitor do SERENE II e do Seminário Arquidiocesano da Paraíba. Atualmente é Pároco da Paróquia Menino Jesus de Praga) e Alexandre Guedes (Presidente da FMMA)
Mediadora: Djamere Braga (FMMA)
25 DE MAIO
Tema: Dom Pedro Casaldáliga – Lutando contra todas as cercas
Palestrantes: Helena Tavares (Jornalista e biógrafa de Dom Pedro Casaldaliga) e João Irineu de França Neto (Animador cultural das CEBs, pastorais sociais e movimentos populares, como o Movimento Indígena)
Mediador: Wigne Nadjare (Militante dos Direitos Humanos, Assessor da Escola de Fé e Politica Dom Pedro Casaldáliga, integrante da 1º Turma do Centro de Estudos de Fé e Politica Dom Helder Câmara).
SERVIÇO
Ciclo de Debates Direitos Humanos: Resgatando memórias para esperançar/alimentar/fortalecer na luta
Dias: 04, 11, 18 e 25 de maio
Horário: 19:30
Local: Canal no Youtube da Fundação Margarida Maria Alves
Link: bit.ly/CicloDH