Educação para a Saúde e o Meio Ambiente

Educação para a Saúde e o Meio Ambiente: surgiu da atuação da Rede de Juristas Populares na Comunidade Unida, em Bayeux, e é executado através de parceria entre a Fundação Margarida Maria Alves e a BrazilFoundation. O projeto tem duração de um ano, tendo sido aprovado na seleção pública de 2009, e fornece noções de educação ambiental, saúd, alimentação adequada e geração de renda para os (as) moradores (as) da Comunidade Unida, que não possui estrutura básica para viver. A comunidade fica às margens da Mata do XemXem, em Bayeux, e é a principal responsável pela destruição dessa reserva para fins de subsistência. O projeto possui 17 oficinas teóricas e práticas: Confecção de Sabão Ecológico I e II (em parceria com a Rede de Juristas Populares), Higiene Bucal (em parceria com a Cetec), Coleta Seletiva (em parceira com o Centro Cultural Piollin), Educação Ambiental com Mutirão de Limpeza (em parceria com a Rede de Juristas Populares), Saúde da Família (realizada em parceria com a Bemfam), Trabalho e Associativismo (realizada em parceria com o Sebrae), Implantação de Hortas Comunitárias I e II, entre outros.

Como a Fundação teve muito apoio de entidades parceiras, conseguiu economizar cerca de 20% do valor do projeto, que será aplicado na fundação de uma Cooperativa de produção de sabão ecológico, idealizada a partir da iniciativa das própria mulheres da comunidade. Elas se mobilizaram, inclusive, para conseguir o maquinário adequado para o corte e a embalagem do sabão.