O projeto “Educação para a Saúde e o Meio Ambiente” da Fundação Margarida Maria Alves em parceria com a BrazilFoundation está chegando ao fim com bons frutos. Com a permissão para estender as atividades utilizando as economias do projeto, as mulheres da Comunidade Unida, em Bayeux, poderão organizar uma Cooperativa de Sabão Ecológico e começar uma Horta Comunitária.

Quatro mulheres visitaram as hortas de São Miguel de Itaipú, no início deste mês (veja a matéria) e, depois de conhecer os processo que envolvem o trabalho, se animaram para levar o projeto adiante. Foi por indicação dos próprios agricultores de São Miguel que a Fundação entrou em contato com o Sebrae, que irá se reunir com as (os) interessadas (os) na próxima quinta-feira (11), a partir das 15h, na Igreja do Mutirão, em Bayeux.

Na última semana, essas mulheres estiveram na sede da Fundação Margarida Maria Alves para conhecer a entidade e tentar definir como organizarão o cronograma de trabalho. Mesmo contando apenas com a participação dos (as) que compareceram às últimas atividades, esperamos que, assim que os trabalhos começarem, mais pessoas se interessarão.

Os (as) participantes terão noções para a elaboração de uma marca para a apresentação dos produtos e também de como podem se organizar para a Cooperativa dar certo.  O terreno destinado para a plantação da horta também será vistoriado, a fim de verificar quais espécies poderão ser cultivadas e sua quantidade. Com esta iniciativa, a Fundação espera que os (as) beneficiários (as) do projeto possam ter uma renda mais digna e colher os frutos para uma alimentação saudável. O projeto “Educação para a Saúde e o Meio Ambiente” teve início em setembro de 2009.