Banco de Experiências de Planos Diretores Participativos está disponível no site da Campanha Nacional Cidade de Todos

24.02.2006

O site da “Campanha Nacional Planos Diretores Participativos: Cidades de
Todos” apresenta uma série de relatos de experiências de planos diretores participativos em diversos municípios brasileiros. As descrições dessas experiências pretendem ser instrumentos de trabalho para todos aqueles que se encontram diante do desafio de construir processos e instrumentos de planejamento e gestão territorial eficazes na busca por cidades justas, democráticas e sustentáveis.

Os relatos foram elaborados por sistematizadores de diferentes regiões do país que visitaram os locais das experiências para entrevistar os atores sociais envolvidos no processo de elaboração dos planos diretores participativos, colher informações, levantar documentos, analisar resultados.

Os relatos não buscam apresentar boas práticas. Preocupa-se em trazer recomendações, alertas e aprendizados apontados tanto de experiências que alcançaram conquistas e bons resultados quanto aquelas que enfrentaram dificuldades e não lograram alcançar seus objetivos.

O Banco de Experiências de Planos Diretores Participativos é uma “obra aberta” que deverá continuar crescendo a partir da inclusão de novos relatos que mostram os diversos aspectos do planejamento e gestão territorial no Brasil. No início da lista dos relatos encontra-se uma ficha modelo que pode ser usada para apresentar novos relatos detalhados. Para obter essa ficha modelo e ler os relatos de
experiências de planos diretores clique em banco de experiencias http://www.cidades.gov.br/planodiretorparticipativo/index.php?option=com_content&task=section&id=12&Itemid=

Esse link levará para o site www.cidades.gov.br/planodiretorparticipativo. Os relatos estão no menu “Experiencias de PDPs”.