Flor da Várzea em Festival de Cinema Feminino no Mato Grosso

06.09.2006

‘Uma Flor na Várzea’, documentário de Mislene Santos e Matheus Andrade, está participando do II Festival de Cinema Feminino – Tudo Sobre Mulheres, que acontece de 6 a 10 de setembro, na Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso. O vídeo, que foi produzido com o apoio da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), será exibido ao público na noite desta sexta-fera, 8. O trabalho já participou no mês passado do XIV Gramado Cine Vídeo, no Rio Grande do Sul.

Durante 20 minutos, o vídeo vai desenrolando, através dos depoimentos a contradição política de Margarida Maria Alves nas eleições de 1982. Na época, a líder assume uma postura contrária à sua ação sindical. Para fazer a costura do documentário, os diretores editaram uma série de depoimentos de pessoas que direta e indiretamente têm relações com o fato. Também são consultados especialistas e autoridades no assunto, a exemplo de historiadores.

Entre os entrevistados, está o filho de Margarida, José de Arimáteia Alves, que perdeu a mãe quando tinha apenas oito anos de idade; o viúvo, Severino Cassimiro, de 85 anos, que remonta com riqueza de detalhes, vários momentos da atuação da esposa no sindicato; a amiga íntima da líder, Carmelita Pedrosa; o ex-secretário de sindicato, José Horácio; além do ex-governador da Paraíba, Wilson Braga.

O ‘Caso Margarida’, como é bastante conhecido, teve grande repercussão no País. Por reivindicar os direitos trabalhistas do homem do campo, a líder do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alagoa Grande foi assassinada com um tiro de espingarda calibre 12 milímetros. O disparo atingiu o rosto e ela morreu na porta da casa onde residia.

Na época, foram apontados como autores intelectuais do crime os latifundiários da região, integrantes do Grupo da Várzea, liderados pelo usineiro Agnaldo Veloso Borges. Mas, até hoje, ninguém foi punido pelo crime.

O vídeo de Matheus Andrade e Mislene Santos teve apoio da PMJP; Centro da Mulher Oito de Março; Centro de Documentação Popular (Cedop); Fundação Margarida Maria Alves; além da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Departamento de Comunicação (Decom) e do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA).

Mais informações sobre o festival de Mato Grosso podem ser obtidas por meio do www.tudosobremulheres.com.br. O vídeo “Uma Flor na Várzea” foi lançado no dia 6 de junho, na Sala de Cultura do Shopping Sul, no Conjunto dos Bancários, na Capital.