Módulo de Direito Civil I conta ajuda de cartilha ilustrada por Paulo Caruso

07.08.2007

O Curso de Formação de Juristas Populares vai contar com uma ajudinha mais do que especial este final de semana: o cartunista Paulo Caruso, que criou as ilustrações da cartilha “Ao encontro da Lei: o novo Código Civil ao alcance de todos”. A publicação da Academia Paulista de Magistrados, doada à Fundação Margarida Maria Alves, será distribuída entre os alunos do curso, que vão participar do módulo de Direito Civil I neste dias 11 e 12. O texto da cartilha é de desembargador José Rodrigues de Carvalho Netto.

Entre os temas mais esperados do módulo, o direito de família será exposto pela equipe do curso, apresentando os novos e diferentes modelos de família, incluindo a questão das relações homoafetivas. De acordo com a coordenadora do curso, Anna Izabella Chaves, também estão na pauta questões que geram muitas dúvidas, como o divórcio e a pensão alimentícia. “Além disso, vamos tratar também dos direitos e obrigações, dando uma atenção especial à questão dos contratos”, explica.

Izabella acha que todos estes temas poderão ser compreendidos mais facilmente com a ajuda da cartilha, que tem apresentação do ator Lima Duarte e vai representar um elemento a mais na metodologia já dinâmica do Curso. “Como conta com muitas histórias em quadrinhos, vai ser fácil visualizar na prática como o novo Código Civil, de 2002, interfere na nossa vida”, acredita a coordenadora.
O curso está sendo realizado pela Fundação em parceria com a Secretaria Nacional de Direitos Humanos e a Unesco e desde o módulo passado conta com o trabalho voluntário do bacharel em direito Ivson Sheldon.