Um litro de óleo contamina 1 milhão de litros de água

23.07.2009

O óleo de cozinha já utilizado é um resíduo que provoca grande impacto no meio ambiente, e em grande parte das cidades brasileiras não existe uma forma adequada para descartar esse material. E como cada litro de óleo de cozinha despejado na pia é capaz de contaminar um milhão de litros de água, é preciso pensar em formas mais eficazes de evitar que ele siga o destino do ralo.

Além do prejuízo na qualidade da água, os efeitos do óleo descartado da forma tradicional vão além: ele entope encanamentos, provoca graves problemas de higiene e mau cheiro, dificulta a entrada de luz e a oxigenação no esgoto, comprometendo a base da cadeia alimentar aquática, causa a impermeabilização do solo e contribui para o aumento do número de enchentes.

Os Juristas Populares estão ensinando várias comunidades a fazer o sabão ecológico. Além da Comunidade Unidade, eles já passaram pelo bairro do Mutirão, também em Bayeux, e em Forte Velho, Santa Rita. Para contribuir com projetos que reciclam óleo, é preciso guardar o produto em uma garrafa Pet, sem que seja necessário coar, e encaminhá-las até um ponto de coleta próximo de sua casa.

A internet disponibiliza várias receitas para produzir sabão ecológico, que leva, além do óleo já coado, ingredientes simples como água fervente, amaciante e soda cáustica em escamas, que exige bastante cuidado no manuseio, já que pode provocar queimaduras.