Fundação Casa de José Américo realiza terceira edição do evento literário Emoções pelas Letras

26.11.2019
 Casa de José Américo

Casa de José Américo

Acontecerá nesta quinta, 28, e sexta, 29, das 8 às 17h, na Fundação Casa de José Américo, Av. Cabo Branco, 3336, Cabo Branco, João Pessoa, a terceira edição do “Emoções pelas Letras”, evento que tem como objetivo promover o diálogo das diversas expressões artísticas com a literatura. A programação cultural constará de oficinas de dança, teatro, arte urbana, quadrinhos, grafitti, fotografia, cinema, desenho de letras, além das performances artísticas, sarau poético e Slam.

A abertura ocorre na quinta-feira às 8h30 no Auditório da FCJA com apresentação da dança indígena Toré pela Escola Cacique Iniguaçú (Aldeia Tramataia). Em seguida, inciam-se as oficinas Olhares Participativos, com exibição e análise do filme Divertidamente, mediada por Katzumy Lia Fook; Jogos Teatrais, por Verônica Cavalcanti; Grafitti, com Kollen Camilo – Artesperança. Às 11h, será apresentado no Auditório o Slam Paraíba, com Caetano Filosofino.

A tarde, as oficinas iniciam às 14h com Dança Urbana, pelo grupo do Cearte coordenado por Vant Vaz; às 14h30 Olhares Participativos – exibição e análise do filme A Era do Gelo, com mediação e debate de Katzumy Lia Fook; Sensibilização Poética nas Danças Urbanas, Vant Vaz; Quadrinhos e Literatura: Diálogos Constantes, por Marcelo Soares e Megaron Xavier. Às 17h30, apresentação do Sarau Poético – Estado de Poesia com Nilton Santos.

Na sexta-feira, a programação começa às 8h30 com a apresentação de Locomotiva de Versos, pelo poeta Marconi Araújo (Academia de Cordel do Vale do Paraíba), após, as oficinas de Fotografia em Smarthone (manhã e tarde), com Allan Luna; Arte Urbana, com Thayroni Arruda e Lettering – Desenho de Letras, Fanny Miranda. A partir das 14h, acontecem a apresentação do Grupo Looney Tunes Crew, coordenado por Wesley Bezerra, seguido de Animal Político pelo grupo Trupe Clark (Cearte), coordenado por Verônica Cavalcanti e Poética pelo Grupo Poética Evocare, coordenado por Marineuma de Oliveira.

Às 16h30, o encerramento com o espetáculo Eternamente Bibi com Romildo Rodrigues, dirigido por Maria Rita. O evento ainda terá a Exposição 70 anos do Correio das Artes, instalada no hall com exibição de cerca de 70 capas do suplemento literária do Jornal A União ao longo das décadas.

Outra atividade será a Campanha “Esqueça um livro”, que tem a finalidade de incentivar o desapego e estimular o compartilhamento de livros. Esta edição foi lançada no “Dia Nacional dos Escritores” em um evento promovido pela Fundação Casa de José Américo, na qual homenageou a escritora Neide Medeiros.

A campanha solicita do público em geral à doação de livros infantis, infanto-juvenis, poesias, gibis, romances e contos que serão utilizados em uma ação de conscientização para o desenvolvimento do hábito de leitura, através do público que participará do evento.

O Emoções pelas Letras conta com a parceria da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia e do Centro Estadual de Arte (Cearte).

Fonte: Assessoria