Curso on-line “Enfrentamento à violência doméstica e familiar contra mulher” tem inscrições abertas

28.01.2021

“Enfrentamento à violência doméstica e familiar contra mulher” é título do curso de extensão ofertado pela Universidade Aberta do Nordeste (Uane), da Fundação Demócrito Rocha (FDR), com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Universidade Estadual do Ceará (Uece). A atividade segue com inscrições abertas e gratuitas até 03 de fevereiro de 2021.

Os números de casos já eram assustadores e com a pandemia de Covid-19 a violência familiar aumentou consideravelmente: segundo dados do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, houve um crescimento das denúncias de violência contra as mulheres – recebidas pelo número de telefone180: alta de 13,35% em fevereiro, 17,89% março e 37,58% em abril, quando comparados ao mesmo período de 2019.

O curso surge com a proposta de ampliar o conhecimento dos agentes públicos, da iniciativa privada e da sociedade civil em relação às melhores práticas voltadas ao combate à violência e formação/conscientização sobre o enfrentamento a violência contra mulher e o feminicídio.

A iniciativa – em formato de ensino a distância (EAD) – conta com 140h horas/aula e é composta por 12 fascículos, 12 videoaulas e 12 radioaulas, todos disponibilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) aos inscritos.

No endereço cursos.fdr.org.br é possível conferir o conteúdo programático e o perfil dos autores de cada módulo. A coordenação de conteúdo é da presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-CE, Leila Paiva, e Valéria Xavier é a coordenadora geral do projeto.

Os cursistas que obtiverem nota mínima 6 na avaliação vão receber certificados com chancela da UECE.

Abaixo os títulos dos módulos do curso:

1. Direitos Humanos das Mulheres.
2. O processo de debate e construção dos direitos
3. Feminicídio no Brasil
4. Políticas e diretrizes nacionais para investigar, processar e julgar
5. A educação no enfrentamento da violência doméstica e familiar
6. Gênero, Masculinidades e Violência.
7. Violência: uma perspectiva psicossocial
8. Rede de Atenção e Proteção
9. Gênero e Interseccionalidades.
10. A investigação e o processo judicial do feminicídio.
11. Mídia e Violência Doméstica
12. Violência e Trabalho.

Serviço:
Curso Enfrentamento à violência doméstica e familiar contra mulher
De novembro de 2020 a fevereiro de 2021
Inscrições abertas e gratuitas: cursos.fdr.org.br

Fonte: Universidade Estadual do Ceará