5ª edição da Campanha de Afirmação da Identidade Negra é lançada incorporando linguagem não sexista e neutra

30.07.2021

A 5ª edição da Campanha de Afirmação da Identidade Negra se propõe ir além das reflexões sobre importância do auto reconhecimento racial e da mobilização das pessoas em torno da pauta antirracista.

A mesma também fortalece o debate sobre o atual contexto pandêmico e de acirramento das desigualdades sociais. Uma pessoa se afirmar negra é também sinônimo de força, de coragem, de resistência e de luta coletiva contra o projeto de genocídio da população negra em curso no Brasil.

Desse modo, com o intuito de dialogar com a diversidade de identidades, a edição deste ano abraça as novas formas de comunicação, incorporando uma linguagem não sexista e neutra através das palavras “morene” e “negre”. Na composição da arte, o mapa da África é reconfigurado geometricamente através de um mosaico composto por variadas silhuetas de pessoas negras, representando a diversidade de corpos e identidades.

As cores vermelho, verde e amarelo remetem a luta antirracista e à unidade dos povos africanos e afrodescendentes em diáspora, e o lilás à luta por mais igualdade e equidade de gênero.