Prefeitura de João Pessoa vai compor Fórum do Governo Federal

23.05.2005

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) terá um representante permanente no Fórum Intergovernamental de Promoção da Igualdade Racial do Governo Federal. O convite foi feito pessoalmente pela ministra da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Matilde Ribeiro, ao prefeito da Capital, Ricardo Coutinho (PSB), num encontro entre os dois, ocorrido no final da manhã desse domingo (22).

A ministra esteve em João Pessoa participando da I Conferência Estadual de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial, realizada no Auditório do Centro de Ensino da Polícia Militar, em Mangabeira. A PMJP participou do evento com as presenças dos secretários municipais Walter Galvão (Transparência Pública) e Douraci Vieira (Desenvolvimento Social), além da titular da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres (CPPM) da Prefeitura de João Pessoa, Estelizabel Bezrra.

De acordo com a Secretaria de Comunicação da Prefeitura, que divulgou as informações, a Conferência em Mangabeira teve como objetivo a implementação de políticas de ações sociais e de trabalho voltadas para os negros remanescentes de quilombos, os ciganos do município de Sousa e para os indígenas da região de Rio Tinto, Baia da Traição e Marcação, na Paraíba.
Convite

O Fórum Intergovernamental, da qual a Prefeitura pessoense fará parte, é subordinado ao Conselho Nacional de Igualdade Racial do Governo Federal e foi instituído em maio de 2004; e, até agora, apenas 72 dos mais de 5.600 municípios brasileiros congregam a entidade, que trabalha com ações nas áreas da saúde, do trabalho e da educação, voltadas aos negros, indígenas, ciganos, judeus, árabes e palestinos. O Fórum se reúne de três a quatro vezes ao ano e a ministra anunciou a contrapartida da Prefeitura para fazer parte da entidade: “É a administração municipal ter instrumentos de políticas públicas nessa área da promoção da igualdade racial”, sintetizou Matilde Ribeiro.

“É uma honra receber o convite para compor o Fórum Intergovernamental. Nossa administração tem a sensibilidade, o compromisso e a vontade política para desenvolver os projetos nessa área. Isso é fundamental para o desenvolvimento social e econômico da cidade”, afirmou o prefeito Ricardo Coutinho ao aceitar o convite da ministra.

No encontro de domingo, além do Fórum Intergovernamental, a ministra Matilde Ribeiro também convidou a Prefeitura pessoense, através de Ricardo Coutinho, para participar da II Conferência Nacional da Igualdade Racial a ser realizada pelo Governo Federal, em Brasília, tendo início no dia 30 de junho, com encerramento previsto a 2 de julho. Essa conferência terá a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A PMJP terá direito de indicar três representantes para participar da Conferência.