Centro de Educação Infantil inaugurado em Maria de Nazaré

18.08.2006

As crianças da Comunidade Maria de Nazaré (zona sul de João Pessoa) contam agora com acompanhamento pedagógico orientado durante todo o dia. Esse é um dos benefícios do Centro de Referência em Educação Infantil (Crei), inaugurado na sexta-feira (18) pela Prefeitura Municipal de João Pessoa.

O Crei funcionará no prédio que acolhia a escola da localidade. Com a transformação, 40 crianças – na faixa etária de 3 a 5 anos – permanecerão o dia inteiro na instituição, com direito a cinco refeições, sendo acompanhadas por professores e monitores especializados em educação infantil.

O objetivo é fazer com que essas crianças aprendam brincando, de maneira lúdica e estimulada, para que aos seis anos estejam aptas a freqüentar uma série inicial (antiga alfabetização).

Estrutura – “O prédio está localizado dentro da própria comunidade. A estrutura oferece duas grandes salas de aula, banheiro, cozinha e refeitório. A Prefeitura já está desenvolvendo um projeto para a ampliação, que comportará mais salas e áreas recreativas. Umas das reivindicações dos moradores é que isso seja feito ao lado ou bem próximo à sede já existente”, explicou a coordenadora da Educação Infantil da Sedec, Mary Tacyana Alves.

Ela acrescentou que no momento a rede municipal de ensino comporta 29 Creis em vários bairros e comunidades, contemplando cerca de 2.600 crianças de zero a cinco anos de idade. Seguindo o Plano Nacional de Educação (PNE) – Lei 10.172 – que inclui a Educação Infantil na Educação Básica, estabelecendo objetivos e metas no sentido de promoção de um atendimento educacional de qualidade para os menores de seis anos, a Sedec implantou a idéia e passou a assumir o cuidado e a educação das crianças dessa faixa etária.