Sociedade Civil vai a Brasília discutir reforma política

22.03.2007

A sociedade civil organizada de todo o Brasil, através de 22 entidades, vai promover na próxima semana uma grande mobilização que está sendo chamada de “Três dias por uma reforma política ampla, democrática e participativa”, em Brasília. O evento foi a forma encontrada para fazer a apresentação das propostas que, desde 2004, estão sendo discutidas por várias organizações, movimentos, fóruns e redes. A plataforma está estruturada em cinco grandes eixos, como o fortalecimento da democracia direta e participativa, aperfeiçoamento da democracia representativa, democratização da informação e comunicação e transparência do Poder Judiciário.

A mobilização começa na terça-feira, dia 27, com o lançamento da Plataforma para Reforma do Sistema Político, que vai contar com um debate envolvendo o professor Fábio Comparato e os deputados Luiza Erundina, Rubens Otoni e José Antônio Moroni. Este momento está previsto para acontecer no Plenário 10 da Câmara dos Deputados e começa às 8h30. Logo depois, será lançada a Frente Parlamentar pela Reforma Política com participação popular. À tarde, haverá a sistematização do documento final da mobilização e à noite acontece a abertura do seminário “Democratizar a Democracia: a reforma política e a participação das mulheres”.

Na quarta-feira, 28, tem continuidade o seminário e se iniciam as audiências com autoridades para entrega do documento da mobilização. Ao meio-dia, haverá um ato público em favor da reforma, em frente ao Congresso Nacional. As audiências continuam acontecendo na quinta-feira, 29, e vão acontecer com os presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados, com os ministros das Relações Institucionais e da Secretaria Geral da Presidência, lideranças partidárias, e com a coordenação da Frente Parlamentar da Reforma Política com o presidente da CCJC.

Mais informações no site www.participacaopopular.org.br.