Cursistas discutem política urbana

07.11.2007

O Plano Diretor será um dos focos do Curso de Formação de Juristas Populares neste final de semana, quando acontece o módulo Direito Urbano e Política Urbana, o último desta edição do projeto. De acordo com a coordenadora do curso, Anna Izabella Chaves, os cursistas vão conhecer instrumentos de regularização fundiária, além de receber o texto, na íntegra, do Estatuto das Cidades.

Para enriquecer a discussão, a turma recebe a visita do geógrafo Yure Silva Lima, que é coordenador do Núcleo Estadual da Campanha dos Planos Diretores Participativos do Ministério das Cidades na Paraíba. Segundo Izabella, Yure vai falar sobre o Estatuto das Cidades, dando ênfase na importância dos Planos Diretores e deve analisar, em sala de aula, o Plano de João Pessoa, que precisa ser revisado até o final deste ano.

Para facilitar o entendimento do assunto, os cursistas vão participar de um jogo proposto pelo MCidades em um kit sobre política urbana, distribuído com a sociedade civil. E como este é o último módulo desta turma, Izabella está programando uma atividade lúdica para promover uma revisão dos conteúdos mais importantes do ano. “A intenção é fazer com que eles revisem o assunto, mas sem fazer isso de forma cansativa”, explica. O fim de semana também deve contar com a exibição de curtas metragens sobre a temática abordada.

O Curso é uma promoção da Fundação Margarida Maria Alves e conta com o apoio da Secretaria Especial de Direitos Humanos e Unesco.